Ação é voltada aos condutores que utilizam irregularmente as vagas especiais
redacao@serraempauta.com
02.09.2021 - 09h41min
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul deu início nesta quarta-feira, dia 1º de setembro, à campanha de conscientização "Perceba a placa, proteja a vaga". A ação foi organizada pelo setor de Acessibilidade da pasta e é voltada à fiscalização de condutores que estacionam irregularmente sobre vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCDs) e idosos, conforme legislação.
A campanha trará distribuição de material gráfico e diálogo com os condutores. Entretanto, em caso de reincidência, a Fiscalização de Trânsito será acionada e poderá autuar quem estiver em desacordo com a lei. A ação surgiu em resposta à demanda crescente de reclamações recebidas na Secretaria de Trânsito, sobre o mau uso dos condutores em relação às vagas reservadas.
Nesta quarta, servidores fiscalizaram vagas para PCDs e idosos nas ruas Garibaldi e Visconde de Pelotas. Em pouco mais de uma hora foram identificados sete veículos em situação irregular. Três deles possuíam credencial de idoso, mas o documento estava vencido. Os demais veículos sequer apresentavam documentação.
As vagas destinadas a PCDs e idosos estão regulamentadas e amparadas por decretos municipais. Para obter a credencial é preciso ir à Secretaria de Trânsito e solicitar o documento. No caso da credencial para PCDs, é necessário ter em mãos documentos de identidade, CPF, comprovante de endereço e atestado médico atualizado.
A credencial para idosos é emitida para pessoas com 60 anos ou mais. O custo é de R$ 18,08, com validade de dois anos, e as renovações são gratuitas.
Leia também:
Comissão de Agricultura da Câmara de Caxias pede aumento do orçamento para a área em 2022
Em projeto piloto, Codeca altera horários da coleta orgânica
No CIC, prefeito de Bento reforça compromisso com obras de mobilidade
Diocese de Caxias do Sul propõe coleta de alimentos na Semana da Pátria
Após furtos de monumentos, vereadores cobram ações do prefeito de Caxias
Tags:
Cidade campanha conscientização vagas PCDs idosos Caxias do Sul