Siga nossas redes sociais
Logotipo - Campanha 16 Dias Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres segue até dezembro em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Campanha 16 Dias Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres segue até dezembro em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Geral

Campanha 16 Dias Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres segue até dezembro em Caxias

Programação conta com diversas atividades visando o combate e a prevenção

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

João Pedro Bressan/Banco de Dados/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Coordenadoria da Mulher promove a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

A agenda de atividades inicia nesta quinta-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, com eventos on-line e presenciais.

Na sessão desta quarta-feira (24), a vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), apresentou dados dos diversos tipos de agressões e abusos sofridos pelas mulheres e ressaltou a importância da denúncia destes atos e da conscientização sobre o tema.

Segundo a vereadora, às vezes há dificuldade por parte da população em entender o que de fato é considerado violência contra a mulher. Tatiane comentou que as mulheres sofrem agressões físicas, psicológicas, patrimonial e casos de importunação sexual.

De acordo com dados da Organização Mundial as Saúde (OMS), o Brasil ocupava, em 2013, o 5º lugar em ranking que classifica os países onde mais se matam mulheres. Conforme Tatiane, Caxias do Sul já acumula, em 2021, 1016 ameaças, 468 lesões corporais, 39 estupros e dois feminicídios.

Tatiane salientou que, muitos atos, às vezes considerados inofensivos, são abusivos, e estimulados por falas e atitudes machistas.

"Quando vemos aqueles relatos como 'se você se veste assim, é por que está pedindo para ser violentada', isso é machismo. Isso são construções que precisamos desfazer, e não tenho dúvidas que isso inicia pela educação", frisou a parlamentar.

Por fim, a vereadora informou alguns serviços e dicas que podem ajudar as mulheres em situações difíceis. Das 22h às 5h, o transporte coletivo, dentro de sua rota, pode parar fora dos pontos de embarque e desembarque, quando solicitado; carregar consigo um apito, para em emergências poder atrair a atenção de outras pessoas; além dos canais de denúncia, como o 180 para o Disque Denúncia, e o 3218-6026 da Coordenadoria da Mulher.

Programação

25/11 às 14h – Evento de Abertura dos 16 Dias de Ativismo - O Enfrentamento à Violência Contra Mulher em Caxias do Sul
Palestrantes Aline Martinelli – titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Rudolf Carlos Reitz – titular do Juizado da Violência Doméstica, Catiéle de Carvalho – soldado da Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha de Caxias do Sul, Sonia Rossetti – Gerente do Centro de Referência da Mulher. Apresentação Musical com Nicole Lima.
Local: Auditório da Prefeitura. Obrigatório uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação.

30/11 às 19h – Oficina sobre Violência Doméstica
Palestrantes delegada Jeiselaure de Souza; advogada Tamyris Padilha, promotor Luiz Carlos Prá, titular do Juizado da Violência Doméstica, Rudolf Carlos Reitz.
Local: OAB (presencial)

1º/12 às 19h – Mulheres e Desafios no Ambiente de Trabalho
Virtual, com transmissão via plataforma Zoom.
Evento Aberto ao Público

2/12 às 10h – Painel "Precisamos falar sobre Violência Sexual contra Mulheres e Meninas"
Debatedoras - Sonia Madi, médica do Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do Hospital Geral de Caxias do Sul, Daiana Maria Batista, assistente social do Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-tratos (Apoiar), Carla Martinotto - psicóloga do Apoiar. Mediadora: Elenice Cazanatto, psicóloga do Centro de Referência da Mulher. Evento presencial aberto ao público.

5/12 às 10h – Caminhada Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
Local: Saída da Prefeitura de Caxias do Sul
Trajeto: Caminhada pela Praça Dante, até o Parque dos Macaquinhos, onde haverá concentração com apresentação musical, distribuição de máscaras, de material informativo e outras atividades.

6/12 às 14h – Palestra: A Importância da Assessoria Jurídica e do Atendimento Psicológico para Mulheres Vítimas de Violências
Palestrantes Raquel Furtado Conte, professora do mestrado e do curso de Psicologia da UCS, Glenda Biotto, advogada do Serviço de Atendimento Jurídico da Universidade de Caxias do Sul, Fernanda Sartor Meinero, advogada do EMAC – FSG), Geraldine Monteiro Ruffato, assistente social do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul.
Local: Auditório da Prefeitura. Evento presencial aberto ao público.

6/12 às 18h30min – Cine-Debate "Quem matou Eloá?"
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Caxias. Evento presencial.

7/12 às 19h – Live Portas Abertas do Comitê Enfrentamento à Violência doméstica do Grupo Mulheres do Brasil
Tema: Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica.
Palestrante Tatiana Barreira Bastos, delegada de Polícia. Mediadora: Suzane Dillenburg, assistente social.
Evento on-line

10/12 às 14h – Debate: "Políticas Públicas para Mulheres: Avanços e Desafios"
Evento de encerramento dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Debatedoras vereadoras Tatiane Frizzo, Marisol Santos, Denise Pessôa, Estela Balardin e Gladis Frizzo. Mediadora Tamyris Padilha, advogada e titular da Coordenadoria da Mulher.

Leia também:
Parlamentes reforçam interesse na instalação do Colégio Tiradentes em Caxias
Scalco propõe mudança na lei para Samae pagar por serviços realizados pela Secretaria de Obras
Romance escrito por Virgili Costa será lançado na Feira do Livro de Caxias
Sinos de Natal terá abertura neste domingo em Flores da Cunha
Defesa diz que não houve mácula na eleição do prefeito de Garibaldi

Tags:

Geral Coordenadoria da Mulher campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres mobilização combate prevenção violência mulheres Caxias do Sul