Obra trata da relação entre o Legislativo e a União das Associações de Bairros
redacao@serraempauta.com
05.10.2023 - 14h12min
A 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul será palco para o lançamento do livro "Inspiração popular: Legislativo e Movimento Comunitário (1963-2023)". A obra trata da relação entre o Parlamento e a União das Associações de Bairros (UAB), ao longo dos 60 anos da entidade, completados em 19 de maio passado. A apresentação ocorrerá nesta sexta-feira (6), às 17h, na Praça Dante Alighieri.
A publicação se dispõe em quatro blocos temáticos. No primeiro deles, assinado pelo presidente da Câmara, vereador Zé Dambrós (PSB), estão apresentação e reflexão política e social do comunitarismo. O último texto, sob a chancela do chefe da Assessoria de Comunicação Social da Câmara, Tales Armiliato, retoma pontos abordados e enfatiza o papel de quem faz e o de quem registra a história, como a forma ideal de compreensão dos acontecimentos.
Predominante nas 104 páginas da obra, os dois capítulos centrais abrangem perspectivas documentais e faladas. A primeira seção contém estes tópicos: Legislativo e a inspiração popular; Origens e resistência (1960-1970); Lutas comunitárias (1970-1990); Os bairros e a cidade; Direitos e lutas sociais; Moradia, transportes e urbanização; Cultura e educação.
A segunda seção, com o título "Nas palavras de quem faz o trabalho comunitário (1990 aos dias atuais)", tem estas lideranças entrevistadas: Luiz Pizzetti (in memoriam, presidente de honra da UAB, cujo relato foi reproduzido de pronunciamento anterior, em solenidade da Câmara); Cleusa de Moraes (presidente de honra da UAB); José Carlos Monteiro; Daltro da Rosa Maciel; Darci Adelar Jesus; Tânia Menezes; Valdir Walter (atual presidente da UAB); Flávio Fernandes; Marciano Correa da Silva; Letícia de Carvalho, princesa da 34ª Festa Nacional da Uva, é a primeira soberana, na história, a partir de uma candidatura pela UAB.
O livro mantém redações originais e técnicas de nomenclaturas do campo da História. A reprodução de debates e contextualizações resultou de consultas em atas de reuniões, jornais de época, documentos e relatos diversos. No decorrer da leitura, é visível que, mesmo no curso de décadas, algumas pautas persistem entre as preocupações locais, tais como: o transporte coletivo, a coleta do lixo, a mobilidade urbana, a habitação, etc.
De acordo com Dambrós, o principal objetivo consiste em demonstrar o quanto a política com o gosto comunitário é capaz de produzir lideranças, em favor da luta pelo bem comum.
"De certa forma, boa parte dos (as) políticos (as) caxienses é forjada com uma espécie de DNA comunitário, o mesmo capaz de eleger e reeleger mandatários para cargos eletivos, além de proporcionar vivência e capacitação para tantas funções dos setores público, privado e associativo", salientou.
Organizada pelo historiador Eduardo Reis, pelos jornalistas Fábio Rausch e Tales Armiliato e pelo relações públicas Denerlei Antonioli, a obra se propõe a unir memória escrita e relatos orais, a fim de consolidar um documento que permita uma noção desse relacionamento de 60 anos, entre as duas entidades. É como entende Armiliato, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Câmara.
Tales conta que o material pesquisado incluiu documentos, jornais e bibliografia, além de entrevistas com personalidades que contribuíram com as políticas comunitárias.
"A organização desse livro busca garantir que a historiografia do comunitarismo permaneça viva em mentes e corações e inspire a formação de outras gerações de líderes", explicou.
Leia mais:
Chega a 51 o número de mortos nas enchentes do Vale do Taquari
Cetec promove debate sobre futuro profissional no sábado, em Caxias
Esquadrilha da Fumaça se apresenta no dia 11 de outubro em Bento
Projeto Hospedagem Solidária, em Caxias, pode se tornar permanente
Prefeito de Caxias e secretária da Saúde vistoriam três UBSs
Tags:
Comunitarismo Câmara de Caxias do Sul lança livro “Inspiração Popular” Feira do Livro Caxias do Sul