Categoria reivindica reuniões mensais e o retorno de feiras em eventos como o Mãos da Terra e a Festa da Uva
redacao@serraempauta.com
01.04.2023 - 13h07min
A Comissão do Artesanato Caxiense apresentou a Comissão de Educação da Câmara de Caxias um documento com 10 reivindicações da categoria. A pauta foi entregue pela artesã Andréia Monteiro, que atua no Desvio Rizzo, ao presidente do grupo, vereador Adriano Bressan (PTB), durante reunião pública realizada na quinta-feira (30), no plenário do Legislativo.
Entre os pontos colocados, está o pedido para que o segmento volte a ser vinculado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, como era até 2019, e não à Secretaria da Cultura. Mesmo assim, é solicitada a continuidade de uma parceria com as pastas da Cultura e do Turismo.
O documento pondera que mais de 1 mil famílias caxienses vivem do artesanato. Reivindica reuniões mensais, o retorno de feiras em eventos como o Mãos da Terra e a Festa da Uva. Quer a retomada de visitas técnicas a eventos de outros estados e municípios.
Bressan questionou o motivo da interrupção das reuniões periódicas e pediu maior atenção ao setor. Ele reconheceu, porém, que seria difícil obter todas as respostas já durante a reunião. Por isso, sugeriu o agendamento de nova reunião, a fim de avançar na resolução das demandas trazidas pelo grupo do artesanato, que envolve 20 coordenadores artesãos.
Entre outras autoridades, estava presente a secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, que considerou construtiva a discussão.
Leia mais:
Sindiserv promove abraço ao Instituto de Previdência e Aposentadoria Municipal
Três candidatas a rainha da Festa da Uva 2024 se inscreveram nesta sexta, em Caxias
Prefeitura publica edital para nova iluminação pública em Caxias do Sul
Incorporadora entrega novo empreendimento em área nobre de Caxias
Prefeitura de Bento apresenta reajustes no salário e vale-alimentação para servidores
Tags:
Pauta Câmara de Vereadores recebe reivindicações Comissão do Artesanato Caxiense Comissão de Educação Adriano Bressan Caxias do Sul