Movimento orienta sobre canais de denúncia para qualquer tipo de violência contra idosos, mulheres, crianças e adolescentes
redacao@serraempauta.com
07.07.2020 - 16h17min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul lançou nesta terça-feira (7), a campanha Rede de Vizinhos e Vizinhas contra a Violência. O movimento é promovido pela Comissão do Idoso, Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do Legislativo, com a parceria com a prefeitura.
Segundo a procuradora especial da mulher, vereadora Denise Pessôa (PT), o objetivo é sensibilizar, orientar e informar a comunidade sobre os canais de denúncia para qualquer tipo de violência contra idosos, mulheres, crianças e adolescentes. Denise disse que o isolamento social, ocasionado pela pandemia do coronavírus, tem aumentado os casos de violência dos mais variados tipos. Ela frisou que não se pode minimizar ou tolerar agressões apenas porque os envolvidos não fazem parte do convívio.
- Ainda existe uma cultura em que não pode se meter nos problemas dos vizinhos, mas com a pandemia, as pessoas estão mais em casa, onde infelizmente acontecem as violências, e se os vizinhos não denunciarem podemos colocar em risco muitas vidas - ressaltou Denise.
Cartazes e cards produzidos apresentam canais de apoio a vítimas de violência, como o da Central de Atendimento à Mulher (180), Brigada Militar (190), Polícia Civil (197), Coordenadoria Municipal do Idoso (3901-1253) e do Conselho Tutelar (3216-5500). Os materiais serão distribuídos nas unidades básicas de saúde (UBSs), escolas, farmácias e supermercados.
O presidente da Frente da Criança e do Adolescente, vereador Elisandro Fiuza (Republicanos) reforçou que a comunidade não tenha medo ou preconceito de realizar denúncias. Já o presidente da Comissão do Idoso, vereador Felipe Gremelmaier (MDB), espera que as demandas avancem no sentido de preservação desses grupos. As vereadoras Gladis Frizzo (MDB) e Tatiane Frizzo (PSDB) enalteceram a iniciativa e aliaram-se ao combate contra a violência.
Foto: Gabriel Lain/Divulgação.
Tags: