Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Vereadores de Caxias entrega o Prêmio Servidor Público Cidadão | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Vereadores de Caxias entrega o Prêmio Servidor Público Cidadão | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Homenageadas

Câmara de Vereadores de Caxias entrega o Prêmio Servidor Público Cidadão

As professoras municipais Joelma Couto Rosa (e) e Taciane Telles Scola foram reconhecidas por seus trabalhos voluntários

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fábio Rausch/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul outorgou, em sessão solene na terça-feira (5), o Prêmio Servidor Público Cidadão a duas professoras da rede municipal de ensino. Joelma Couto Rosa e Taciane Telles Scola foram reconhecidas pela atuação em trabalho voluntário, fora do horário de expediente.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A indicação dos nomes coube a colegas de setor, com a aprovação de uma comissão julgadora. Na 10ª edição, a honraria é concedida a cada dois anos pares.

O vereador Felipe Gremelmaier (MDB) se pronunciou em nome do Legislativo. De acordo com ele, a homenagem simboliza o desfecho da Semana do Servidor, cujo dia foi comemorado no último 28 de outubro.

"Trata-se de demonstrar admiração e respeito por quem decidiu zelar pela cidade, ajudando a colocar em prática políticas públicas das mais diversas áreas", enfatizou.

Gremelmaier enalteceu o fato de as homenageadas abraçarem a sociedade com carinho e dedicação.

Depois de receberem os respectivos troféus, alusivos à premiação, as agraciadas fizeram pronunciamentos a partir da tribuna. A primeira delas foi Joelma, que invocou a própria ancestralidade, sobretudo por meio das mulheres negras.

"Elas abriram caminhos com sangue, suor e lágrimas", pontuou.

A docente destacou que, mesmo morando há 15 anos em Caxias, ainda ouve questionamentos sobre o fato de não ser caxiense nata e com relação ao sobrenome dela, Couto Rosa.

"Com o passar do tempo, fui percebendo que a minha brasilidade era a tonalidade preta e retinta da pele, a negritude. Caxias tem muita presença negra, como no Clube Gaúcho, no Monumento a Ogum, nas 700 casas mapeadas de religiões afro-brasileiras", observou.

Joelma ressaltou o que chamou de territórios negros, nos bairros Euzébio Beltrão de Queiroz e Jardelino Ramos. Referiu que, conforme o censo do IBGE, em 2022, quase um quarto da população local se autodeclarou negra. Ao término do pronunciamento, recitou poemas da escritora Conceição Evaristo.

Em seguida, Taciane lamentou o fato de a causa animal ainda ser encarada com falta de apoio. Diante do que considerou como barreiras, bradou para que todos abracem a missão, para evitar o abandono pelas ruas da cidade.

"Ajudamos com as castrações. Por mês, em torno de 3 mil tampinhas coletadas são convertidas em mil quilos de ração. A educação promove transformação social", salientou.

Ao término da solenidade, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) reverenciou o lado humano, presente entre os mais de 7 mil servidores públicos da cidade. Mencionou que, em 2023, entre os 497 municípios gaúchos, Caxias conquistou o primeiro lugar em investimento na formação dos funcionários.

Saiba mais sobre as homenageadas

Joelma Couto Rosa tem 39 anos. É natural de Rio Pardo e mora em Caxias do Sul desde 2010, ano em que assumiu como servidora do Município na função de professora das séries iniciais. Mestranda em Educação, a funcionária pública também tem pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Licenciada em Normal Superior, é assessora pedagógica do Núcleo QuERER na Secretaria da Educação. Também é professora da rede municipal de Farroupilha e integra o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Caxias do Sul e o Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune).

O trabalho voluntário de Joelma contribui com a promoção da igualdade racial no Município e para o combate ao racismo em diversos âmbitos da sociedade caxiense. Isso ocorre por meio de rodas de conversas, palestras e participação em seminários que tratem sobre a temática.

Taciane Telles Scola tem 36 anos e é professora na rede municipal. Natural de Caxias do Sul, é formada no Curso Normal – Magistério, licenciada e bacharelada em Educação Física, e pós-graduada em Psicomotricidade na Educação.

Personal Trainer há mais de 15 anos, com cursos de especialização em Personal trainer, Treinamento Funcional, Nutrição Esportiva, e Liberação Miofacial, é também educadora física do grupo de corrida da Unimed.

O voluntariado de Taciane acontece, principalmente, em relação ao cuidado com os animais. A paixão pelos bichos animais vem de muito tempo, pois toda minha família cuida de cachorros e gatos abandonados.

Em 2019, começou a ajudar na ONG Engenharia Solidária. É coletora das tampinhas que são destinadas aos pontos de coleta espalhados pela cidade, para serem vendidos à reciclagem, revertendo em valor para compra de ração que auxiliará os cachorros recolhidos por outras ONGs ou pessoas que resgatam. Ainda participa em feiras e coleta dos eletrônicos para arrecadação de verba para castração.

Leia mais:
Codeca recebe fresadora de asfalto para obras em Caxias do Sul
Artigo - Performance e conexão com o futuro: como o Porto de Arroio do Sal e o Aeroporto de Vila Oliva podem transformar a Serra Gaúcha
Caxias prorroga decreto de calamidade pública até o final do ano
Prefeitura de Caxias publica novo edital de licitação da telemedicina
Após notificação para desocupar sede, Instituto Quindim recebe apoio da Prefeitura de Caxias

Tags:

Geral homenageadas Câmara de Vereadores Caxias do Sul Prêmio Servidor Público Cidadão Joelma Couto Rosa Taciane Telles Scola