O criador de Radicci recebeu o troféu pelos 40 anos do personagem
redacao@serraempauta.com
30.09.2023 - 14h52min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul concedeu ao jornalista e cartunista Carlos Henrique Iotti, “pai” do conhecido personagem Radicci, o Prêmio Caxias do Sul. A iniciativa é do vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que entregou o troféu ao homenageado na abertura da mostra "40 anos de Radicci", nesta sexta-feira (29), na Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura, em Caxias.
"O Iotti e o Radicci se fundiram em uma só figura, durante todas essas décadas divertindo crianças e adultos por meio das charges, histórias em quadrinhos, teatro, música, programas de rádio e em outras manifestações culturais. Nada mais justo do que entregar o Prêmio Caxias do Sul a esse grande artista, que, por 40 anos, leva o nome de nossa cidade dentro e fora do Brasil", declarou Gremelmaier.
Para Iotti, a honraria concedida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul representa o reconhecimento aos 40 de um personagem que está diretamente ligado a cultura de um povo. Entretanto, o criador de Radicci é humilde e confessa que os parabéns são para o personagem e não para o Iotti.
"É uma honraria da qual eu não me sinto merecedor, mas eu fico muito agradecido porque é um reconhecimento desses 40 anos do personagem. E Radicci em italiano quer dizer raízes. E antes de fazer qualquer tipo de deboche ou algo pejorativo, a minha ideia era fazer uma homenagem à cultura italiana. Essa homenagem que a Câmara de Vereadores, na pessoa do proponente e vereador Felipe Gremelmaier, é uma honraria. Fico muito agradecido", declarou Iotti sobre a premiação.
O Prêmio Caxias do Sul é concedido pela Câmara Municipal a pessoas, entidades ou locais que se destacam em serviços prestados à comunidade caxiense nos mais diferentes campos de ação.
Sobre o homenageado
:: Carlos Henrique Iotti é natural de Caxias do Sul e trabalha como jornalista, humorista e cartunista. Aos 14 anos, descobriu que o desenho poderia ser uma profissão.
:: Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi na faculdade que criou seu primeiro personagem: o guerrilheiro trapalhão Ernesto Che da Silva (uma sátira ao movimento estudantil da época). De lá para cá, nasceram muitos personagens de destaque, como Frederico e Fellini, que conta a história de amor e ódio entre um menino e seu gato; Deus e o Diabo, uma dupla de criação de agência publicitária; Adão Hussein, um gaúcho típico das bandas de Vacaria, além do Radicci e sua família: Genoveva, Guilhermino e Nono.
:: Radicci é a criação que tornou Iotti conhecido e também a mais popular, sendo publicada diariamente no Diário de Santa Maria (RS), Diário do Sudoeste (PR), O Bairrista, blog Fumetta e suas redes sociais.
:: Nos 40 anos de carreira, Iotti fez tiras e charges diárias para os jornais Pioneiro, Zero Hora, Diário Catarinense, O Diário de Criciúma, O Diário do Sul, colaborando ainda com dezenas de outras publicações. Entre as quais: El Pais Brasil, Folha de São Paulo, Revista Contra Relógio e Mac Magazine.
:: Já expôs seus trabalhos no Brasil, na Itália e atualmente planeja sua primeira exposição, assim como o lançamento de um livro, nos Estados Unidos.
:: Apresentador dos programas de rádio Demo via let's go (Rádio Atlântida FM e Rádio Studio FM), Qua comando mi (Studio FM), participou durante uma década do Show dos Esportes com Pedro Ernesto Denardin (Rádio Gaúcha) e na TV comandou os programas Radicci Repórter (RBS TV), Iotti Repórter (RBS TV Caxias) e Repórter Digital (Jornal Pioneiro Online). No YouTube, apresenta os programas e animações Radicci Show, Irmão Benildo, Culinária Toscana, entre outros. Também apresenta os podcasts Pinot No Ar, On The Rod e Radicci.
:: Além da publicação de livros e produtos com as marcas Radicci e Jaquirana Air, Iotti tem se dedicado ao mercado americano, com seus novos personagens e charges em inglês como Red & Neck e Mr. Stone, e gravando os programas de turismo B Side e de pesca On The Rod, que podem ser visto no YouTube nos canais Fish TV, Iotti TV e Cubo Play.
:: Quem também comemora 40 anos de existência é o Radicci, seu principal personagem, o qual, juntamente à sua família, evoluiu dos desenhos nas paredes das cavernas para as publicações em papel-jornal em preto e branco e agora finalmente para uma exposição dos desenhos quadrinhos coloridos.
:: O personagem anti-herói da colônia italiana do nordeste gaúcho continua sendo produzido diariamente, de forma ininterrupta, nesses 40 anos, sendo publicado em jornais e portais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das redes sociais.
Leia mais:
Secretaria alerta sobre sinalizações de trânsito irregulares em Caxias
Daer homologa RS-466 que vai ligar ao aeroporto regional, em Caxias
Prefeitura de Bento anuncia redução da tarifa do transporte coletivo
CPI da Saúde, em Caxias, avalia prorrogação do seu funcionamento
Assinado contrato para novo acesso ao Planalto, em Caxias
Duas instituições de ensino de Bento Gonçalves anunciam fusão
Tags:
Homenagem Câmara de Caxias do Sul concede Prêmio Caxias do Sul cartunista Iotti 40 anos personagem Radicci Caxias do Sul