Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Vereadores celebra os 50 anos da Associação de Umbanda Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Vereadores celebra os 50 anos da Associação de Umbanda Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Homenagem

Câmara de Vereadores celebra os 50 anos da Associação de Umbanda Caxias

Proposta pelo ex-vereador Adam Rech, a sessão solene ocorreu nesta terça-feira, no plenário da Casa

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Fábio Rausch/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Os 50 anos da Associação de Umbanda Caxias foram celebrados em sessão solene da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O evento foi realizado na noite desta terça-feira (28), no plenário da Casa.

Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O ato reconheceu a contribuição da agremiação com o fortalecimento da fé e da religiosidade, em solo caxiense, a partir do culto aos Orixás. A proposição da homenagem coube ao ex-vereador Adam Rech (PSB), presente à cerimônia. Na condução da solenidade, estava a presidente do Legislativo, vereadora Marisol Santos (PSDB).

A partir da tribuna, o vereador Zé Dambrós (PSB) pronunciou-se em nome do Parlamento. Salientou que o marco de hoje se constitui em resgate histórico de um povo muito perseguido.

"Pais e mães de santos lembram de como a sociedade via a umbanda, tendo os cultos interrompidos e os praticantes recolhidos, em desrespeito ao princípio constitucional da liberdade de crença. É o momento de exaltar a figura de Lauro de Medeiros de Oxum, diretor espiritual e pioneiro da associação", enalteceu.

Para Dambrós, hoje, Caxias demonstra não ser intolerante. Pelo contrário, segundo ele, existe a disposição para acolher todos, com respeito e valorização ao próximo. Recordou que, em 2023, a Câmara sediou a Conferência de Terreiros.

Depois de receber placa alusiva aos 50 anos, o presidente da associação, Saul de Medeiros, saudou a comunidade afro-umbandista. Ressaltou que cada terreiro representa um quilombo e cada dirigente, um zumbi.

"Temos o compromisso de trazer para fora dos terreiros a liturgia e a cultura religiosa. Por vezes, os próprios brasileiros negam a sua brasilidade. Mantemos empunhada a bandeira de combate à chaga do preconceito", exaltou.

De acordo com o Saul, Lauro de Oxum se mostrou um homem à frente do próprio tempo, sendo um dos primeiros psicanalistas da cidade. Referiu algumas das conquistas da Associação, no decorrer dos anos, como a Praça Lauro de Oxum, a única no mundo. Disse se orgulhar do fato de o Brasil ser o país que mais cultua Orixás, inclusive à frente das nações africanas.

Saul destacou que o Orixá Ogum é patrono de Caxias e do Rio Grande do Sul, Estado que, na sua opinião, mais luta pelo afro-umbandismo. Citou que partiu da Associação a idealização da Bandeira Oficial da Umbanda, assim como a cartilha de orientação. Relatou que a agremiação influenciou na criação do Dia Nacional da Umbanda, 15 de novembro, e do Conselho Superior de Umbanda da Serra Gaúcha.

O prefeito Adiló Didomenico (PSDB), atentou que Caxias se formou pela miscigenação. Mencionou que, em 2023, vieram para a cidade pessoas de 45 países, 21 estados e 141 municípios gaúchos. Disse que, nos últimos anos, a Central de Atendimento ao Migrante (CAM) acumula 14.107 registros.

"Essa cidade melhorou muito no acolhimento e no respeito às crenças e práticas religiosas, em conformidade com a Constituição. Hoje, conta com 700 terreiros federados", afirmou.

Adiló admitiu que, há 42 anos, toda quarta-feira, comparece a um centro de umbanda.

"O plano espiritual nos orienta e nos guia", definiu.

Ele contou sobre a participação na viabilização do Monumento a Ogum, junto à Perimetral Bruno Segalla. Reiterou que, em breve, o Parque Ecológico Reino dos Orixás, em área cedida do Bairro Cruzeiro, voltará a ser o local de oferendas e despachos, no Município.

Depois da solenidade, o proponente dela conversou com a Assessoria de Comunicação Social da Casa. O ex-vereador Adam Rech enfatizou ter sido o autor do projeto que resultou na Rua Zélio Fernandino de Moraes, patrono da Umbanda. Reproduziu citação de Zélio: "com os que sabem mais, aprenderemos. Aos que sabem menos, ensinaremos. Mas, a ninguém viraremos as costas".

Saiba mais sobre a agremiação homenageada

Fundada em 15 de janeiro de 1974 pelo Babalorixá Lauro de Oxum, a Associação de Umbanda Caxias teve sua reativação marcada em 26 de dezembro de 1995, sob a liderança do Babalorixá Saul de Ogum, com o apoio essencial de Jorge Airton de Souza, Vitalino Cescon, Tânia de Yemanjá, Antônio de Ogum e Eneo de Ossanha.

Ao longo dos anos de dedicação à causa da fé e das religiões de matriz africana, a Associação empenhou-se em promover a integração e em resgatar a riqueza cultural afro-brasileira, assim como os fundamentos da Umbanda.

Destacando-se como uma referência na comunidade, a Associação de Umbanda Caxias organizou nove congressos, conduziu sete procissões em honra ao Orixá Ogum, e realizou cinco cerimônias de entrega do troféu "Compromisso pela União", reconhecendo o trabalho dedicado dos caciques, babalorixás e yalorixás.

Leia mais:
Representantes dos trabalhadores entregam reivindicações para Alckmin, em Caxias

Flores da Cunha realiza Corpus Christi Solidário em busca de doações para os atingidos pelas chuvas
Caxias do Sul ainda tem frio, mas pode ter 20°C no sábado
Fundação Caxias foca no auxílio às vítimas das chuvas no RS
Anunciada o nome da patrona da 40ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Tags:

Homenagem Câmara de Vereadores de Caxias celebra 50 anos Associação de Umbanda Caxias Caxias do Sul