Proposta tenta dar maior visibilidade a produtores
redacao@serraempauta.com
17.09.2020 - 22h06min
Os vereadores aprovaram, na sessão desta quinta-feira (17), a criação da Feira do Vinho de Caxias do Sul. O autor do projeto, vereador Velocino Uez (PTB), quer permitir a realização em diversos pontos da cidade, mas não aponta os locais. Atualmente, a feira acontece apenas na Praça Dante Alighieri. O texto seguirá para a sanção do prefeito Flavio Cassina (PTB).
A Feira do Vinho, realizada desde 1997, é uma parceria entre as Feiras do Agricultor (Maesa e Praças das Feiras) e o Ponto de Safra (Rua Moreira César e Praça Dante Alighieri). O objetivo da ação é valorizar a produção local e permitir que vinícolas de Caxias do Sul (grandes e pequenos produtores) comercializem seus produtos com um preço acessível, além de divulgarem seus trabalhos.
Segundo a prefeitura de Caxias do Sul, na edição de 2019, foram comercializados 18 mil litros de vinho e cerca de 20 mil pessoas estiveram prestigiando a iniciativa. Na exposição de motivos, o vereador destaca que o projeto busca estimular o consumo conscientementeda bebida, a sua forma de produção e a promoção do turismo, por meio da viticultura.
Hoje, Caxias do Sul é uma das maiores produtoras de uvas e vinhos, no Brasil.
Foto:
Tags: