Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Vacaria aprova extinção de escolaridade para secretários municipais | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Vacaria aprova extinção de escolaridade para secretários municipais | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Câmara de Vacaria aprova extinção de escolaridade para secretários municipais

Projeto encaminhado pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira recebeu oito votos favoráveis e seis contrários

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Vacaria aprovou por maioria de votos (8 a 6) na sessão desta segunda-feira (25), o projeto de lei complementar que extingue o requisito de escolaridade mínina para o cargo de secretário municipal. A exigência era de Ensino Médio completo. A matéria foi protocolada no final do ano passado pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira (PSDB).

Votaram favoráveis os vereadores Anderson Fiorio (PSDB), Clarice Brustolin (PSDB), Pingo Rezende (PP), Fabiano dos Santos Silva (PTB), Mário Almeida (PSDB), Moacir Bossardi (PSDB), Valdemir de Oliveira, o Papado (PSD) e Valmir José Grazziotin (Republicanos).

Foram contrários André Rokoski (PP), Fernando Cechinato (PSB), Fernando Maciel (PDT), Mauro Schuler (PSB), Selmari da Silva (PT) e Silvana Montanari (PL).

Na primeira leitura do projeto realizada na sessão do dia 4 de janeiro, o líder do governo, vereador Mário Almeida (PSDB), o Bala, reconheceu que o projeto era polêmico e que a alteração era para beneficiar os vereadores Pingo e Papado. Na sessão desta segunda, o vereador Anderson Fiorio (PSDB) defendeu a retirada do requisito do Ensino Médio para o cargo de secretários municipais e classificou os votos contrários à matéria como "uma demagogia baratísisma".

"Pingo e Papado, se Deus quiser, vocês para a secretaria e vão mostrar o grande trabalho, o grande potencial para melhorar a vida de todos", disse o tucano.

Os vereadores Pingo e Papado deverão ser nomeados secretários da Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, respectivamente.

Já o vereador Fernando Maciel (PDT), voltou a se manifestar contrário ao projeto do Executivo que, segundo ele, ficou conhecido como "projeto do retrocesso".

"Não é sobre capacidade. Não é sobre o pessoal. É sobre o exemplo que devemos dar para a sociedade. Se fala sobre imoralidade em retroagir em uma lei", disse Maciel.

Tags:

Executivo Câmara de Vereadores projeto de lei complementar requisito escolaridade secretário Ensino Médio completo Amadeu de Almeida Boeira Vacaria