Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Câmara de Vacaria aprova extinção de escolaridade para secretários municipais | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Vacaria aprova extinção de escolaridade para secretários municipais | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Câmara de Vacaria aprova extinção de escolaridade para secretários municipais

Projeto encaminhado pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira recebeu oito votos favoráveis e seis contrários

Colunista - André Tajes

André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com
26.01.2021 - 11h44min

Reprodução/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Vacaria aprovou por maioria de votos (8 a 6) na sessão desta segunda-feira (25), o projeto de lei complementar que extingue o requisito de escolaridade mínina para o cargo de secretário municipal. A exigência era de Ensino Médio completo. A matéria foi protocolada no final do ano passado pelo prefeito Amadeu de Almeida Boeira (PSDB).

banner-cetec-serraempauta.png

Votaram favoráveis os vereadores Anderson Fiorio (PSDB), Clarice Brustolin (PSDB), Pingo Rezende (PP), Fabiano dos Santos Silva (PTB), Mário Almeida (PSDB), Moacir Bossardi (PSDB), Valdemir de Oliveira, o Papado (PSD) e Valmir José Grazziotin (Republicanos).

Foram contrários André Rokoski (PP), Fernando Cechinato (PSB), Fernando Maciel (PDT), Mauro Schuler (PSB), Selmari da Silva (PT) e Silvana Montanari (PL).

Na primeira leitura do projeto realizada na sessão do dia 4 de janeiro, o líder do governo, vereador Mário Almeida (PSDB), o Bala, reconheceu que o projeto era polêmico e que a alteração era para beneficiar os vereadores Pingo e Papado. Na sessão desta segunda, o vereador Anderson Fiorio (PSDB) defendeu a retirada do requisito do Ensino Médio para o cargo de secretários municipais e classificou os votos contrários à matéria como "uma demagogia baratísisma".

"Pingo e Papado, se Deus quiser, vocês para a secretaria e vão mostrar o grande trabalho, o grande potencial para melhorar a vida de todos", disse o tucano.

Os vereadores Pingo e Papado deverão ser nomeados secretários da Agricultura e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, respectivamente.

Já o vereador Fernando Maciel (PDT), voltou a se manifestar contrário ao projeto do Executivo que, segundo ele, ficou conhecido como "projeto do retrocesso".

"Não é sobre capacidade. Não é sobre o pessoal. É sobre o exemplo que devemos dar para a sociedade. Se fala sobre imoralidade em retroagir em uma lei", disse Maciel.

Tags:

Executivo Câmara de Vereadores projeto de lei complementar requisito escolaridade secretário Ensino Médio completo Amadeu de Almeida Boeira Vacaria