Prefeito Fabiano Feltrin justificou que matéria proposta pelo vereador Juliano Baumgarten era inconstitucional
redacao@serraempauta.com
11.11.2021 - 14h24min
Por maioria de votos (8 a 5), a Câmara de Vereadores de Farroupilha manteve, na sessão desta terça-feira (9), o veto do prefeito Fabiano Feltrin (PP), ao fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes de escolas públicas municipais. O Executivo municipal justificou que a matéria é inconstitucional por vício de origem.
Leia mais:
Prefeito de Farroupilha veta distribuição de absorventes a estudantes
A proposta, de autoria do vereador Juliano Baumgarten (PSB), foi aprovada por 13 votos favoráveis e um contrário, no dia 14 de setembro.
A líder de governo Feltrin na Câmara, vereadora Clarice Baú (PP) reforçou a tese de que cabe ao Executivo municipal a aplicação de políticas públicas, devendo ser empregada conforme sua organização estratégica.
Os parlamentares da base do governo lembraram ainda que o Legislativo aprovou um projeto de lei, de autoria do Executivo, que instituiu o Programa de Proteção e Promoção à Saúde Menstrual, que amplia a distribuição para adolescentes de 11 a 17 anos, cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) do Município.
Já os parlamentares contrários, argumentaram ser premissa dos vereadores a criação de políticas públicas, e que a distribuição de absorventes nas escolas contribuiria com o programa proposto pelo Executivo. Baumgarten ressaltou que o veto é um posicionamento político.
Votação
:: Favoráveis - Clarice Baú, Calebe Coelho e Sandro Trevisan, todos do PP, Eleonora Broilo, Felipe Maioli e Marcelo Broilo, todos do MDB e Eurídes Sutilli e Maurício Bellaver, ambos do PL.
:: Contrários - Gilberto do Amarante e Thiago Brunet, ambos do PDT, Juliano Baumgarten e Roque Severgnini, ambos do PSB e Tiago Ilha (Republicanos).
:: O vereador Davi de Almeida (Rede) não votou. Ele deixou a sessão por motivos particulares.
Leia também:
Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Norte de Caxias será reaberto até julho de 2022
Cerimônia marca início das obras do lar de idosos Recanto Frei Salvador
Maurício Marcon vai se filiar ao Podemos
Documentário comemora os 20 anos da TV Câmara Caxias
Festa da Uva, de Caxias, abre inscrições no início de dezembro para o concurso de exposição de uvas
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores de Farroupilha veto distribuição absorventes estudantes Farroupilha