Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias sedia encontro para criação de cooperativa de motoboys | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias sedia encontro para criação de cooperativa de motoboys | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Valorização

Câmara de Caxias sedia encontro para criação de cooperativa de motoboys

Iniciativa pretende reunir profissionais do ramo alimentício e de empresas

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Maytê Corlatti/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O presidente da Câmara de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós (PSB), recebeu na quinta-feira (9), na sala da presidência, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willenbring Júnior, o gerente de fiscalização de Trânsito e Transportes da pasta, Renato de Oliveira e o motoboy, Odair José de Souza e Conceição. 

Na pauta do encontro, a formação de uma cooperativa de motoboys em Caxias. Conforme Odair, com 30 anos de profissão como motoboy, a ideia é juntar profissionais do ramo e idealizar uma cooperativa na cidade, oficializando a construção de uma categoria forte e pronta para reivindicar direitos e cobrar respostas das autoridades diante dos objetivos dos motoboys. Segundo ele, existem muitas dificuldades no setor e ninguém tem interesse em resolver. De acordo com Odair, a intenção é criar, com a cooperativa, estruturas de apoio educacional e de segurança para aqueles que utilizam como trabalho sua motocicleta. 

"Primeiro criar a cooperativa. Depois precisamos integrar as duas modalidades de entregas rápidas em Caxias feitas pelos motoboys, seja a do ramo alimentício ou de empresas. Esses profissionais estão perdendo muito. Apenas as empresas contratantes e do grande mercado é que ganham e ficam com o melhor resultado financeiro. O motoboy nada ganha. Ele só corre o risco de vida e não tem nenhum direito", concluiu Odair.  

Para Dambrós, o papel da Câmara e seus parlamentares é de orientar e possibilitar um elo de ligação entre categorias, sindicatos, profissionais e cidadãos com o Município.

"Estamos debatendo um assunto e levantando uma dificuldade dos motoboys da cidade. Uma categoria importante e que precisa ser observada com carinho. Eles tem família e dependem do sustento. Importante o secretário de Trânsito, Alfonso, ouvir e poder orientar esse plúblico sobre o que podemos ou não fazer", finalizou Dambrós.


Para Willenbring Júnior, a proposta que foi apresentada apresenta possibilidade de criação de uma cooperativa de tele entrega, tecnicamente chamado de moto frete.

"Nossa posição é favorável, eis que a proposição visa a valorização da categoria, através da profissionalização dos trabalhadores, com ofertas de capacitações que tragam melhores resultados coletivos e individuais", salientou. 

Para o secretário municipal, concretizando a proposta, toda a sociedade tende a ganhar, pois todos poderão obter melhoras significativas no comportamento e interação no trânsito, que é o ambiente de trabalho dos motoboys.

Tags: