Vereador Elisandro Fiuza, que é pastor, conduziu uma prece no plenário do Legislativo
redacao@serraempauta.com
31.03.2022 - 18h05min
A sessão da Câmara de Caxias desta quinta-feira (31) iniciou com um pedido do vereador Elisandro Fiuza (Republicanos) para conduzir uma oração pela recuperação da vereadora Estela Balardin (PT), de 22 anos. Ela está internada desde quarta (30), na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral (HG).
Leia mais:
Vereadora de Caxias Estela Balardin apresenta melhora significativa, diz boletim médico
Vereadora de Caxias Estela Balardin está internada na UTI do Hospital Geral
Em pé, os parlamentares que estavam no plenário fizeram uma corrente de oração. Fiuza, que é pastor, disse:
"Nosso Deus e pai, em nome de seu filho Jesus Cristo, peço que o senhor, através de seus anjos, venha visitar Estela no leito do hospital. Respeitando os profissionais da medicina, o senhor é o médico dos médicos, o Deus do impossível. Que possa arrancar todo e qualquer mal capaz de impedir a vida dessa sua serva. Que ela venha se recuperar e ser um testemunho a todos nós".
Fiuza também desejou força aos familiares de Estela e a todos os colegas para manterem esperança na recuperação da vereadora.
O espaço das pequenas comunicações se encerrou com emoção e solidariedade dos parlamentares e servidores presentes na plenária. Emocionada, a presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa (PT) realizou a condução da sessão em parceria com a 1ª vice-presidente, vereadora Tatiane Frizzo (PSDB).
No grande expediente, o vereador Rafael Bueno (PDT), emocionado, desejou força à colega parlamentar, e lembrou do engajamento e da trajetória da colega. Ele comentou sobre a importância de discutir questões que envolvam a saúde mental e emocional.
O vereador Lucas Caregnato (PT), também ressaltou a importância do Legislativo tratar sobre a saúde mental, e sugeriu à presidente da Casa, Denise Pessôa, que pense um programa ou ações que abordem o tema.
Caregnato também comentou que o Legislativo é um espaço de divergência, de debate de ideiais, mas não de destruição.
"Precisa ser um espaço onde a gente não se aniquile, onde a gente não chute o joelho quebrado do nosso colega porque do contrário ele deixa de ser um espaço da democracia e passa a ser um outro tipo de espaço e é o que acontece com a Estela e é o que acontece com muitas pessoas".
Em aparte, também muito emocionada, Denise que era um momento muito difícil e de reflexão.
"Dá uma sensação, enquanto ser humano, até de fracasso, de: Poxa, porque a gente... o que a gente poderia ter feito a mais? Sempre fica essa pergunta para quem convive."
A presidente do Legislativo enfatizou que é preciso ter responsabilidade sobre as publicações nas redes sociais, e que as divergências políticas não podem gerar violência.
"Independente da política a gente sempre tem que lembrar que somos seres humanos, temos família. Precisamos ter responsabilidade com as nossas atitudes. As divergências são bem vindas, a gente vive num espaço democrático. Mas quando a nossa divergência gera violência, e essa violência, e a gente sabe que a vereadora Estela já tinha apresentado inclusive licença saúde por problemas, os mesmos problemas que gerou, e a gente não tem o cuidado e a cautela com o colega, isso é ser desumano".
Leia também:
Vereadores conhecem projeto de ampliação do Lar da Velhice, em Caxias
Tribunal de Justiça absolve vereadores em caso do Plano Diretor de Bento
Vereadora de Caxias Estela Balardin apresenta melhora significativa, diz boletim médico
Maurício Scalco cobra reformas da Prefeitura de Caxias para enfrentar o passivo previdenciário
Famílias do Vila Lola serão beneficiadas com a regularização fundiária
Tags:
Legislativo Câmara de Caxias Elisandro Fiuza pastor oração saúde Estela Balardin Caxias do Sul