Alunos de escolas municipais, estaduais e privadas apresentaram suas propostas aos presentes
redacao@serraempauta.com
26.10.2022 - 13h00min
A Câmara de Caxias realizou nesta segunda-feira (24) a sessão simulada do projeto Vereador por um Dia, com 23 estudantes do 5º ao 9º ano da rede municipal, estadual e privada da cidade.
O projeto oportuniza aos jovens a elaboração de iniciativas que busquem a consolidação e o fortalecimento da cidadania na cidade, além de contar com a criação de requerimentos, projetos de lei, moções e indicações que auxiliem nesse objetivo. A sessão ordinária foi aberta pela presidente da Casa, vereadora Denise Pessôa (PT).
Na abertura oficial do evento, teve pronunciamento da vereadora-diretora da Escola do Legislativo, Marisol Santos (PSDB), que destacou o sentimento de ajudar a dirigir o projeto.
"Esse momento nos encanta e emociona. Estar participando do Vereador por um Dia junto da comunidade escolar é um privilégio. É um dia de aprendizado para todos", disse.
Os trabalhos se iniciaram sob comando do presidente da Mesa Diretora, vereador Ricardo Flores Filho, que passou de imediato ao espaço da Ordem do Dia, no qual cada vereador realizou a leitura de sua proposição aos demais presentes.
Com uma indicação ao Executivo, a vereadora Manuela da Rosa, da Escola Marianinha de Queiroz, solicitou uma série de providências para a instituição de ensino, localizada no Bairro São Cristóvão. Segundo ela, a área precisa de uma atenção maior do Município. Outra indicação foi feita pelo vereador Thomas de Oliveira, que solicitou a construção de prédio para funcionamento da Escola Afonso Secco, também no Bairro São Cristóvão.
Em apoio à manutenção da Plataforma Digital Elefante Letrado na rede municipal de ensino da cidade, o vereador Brayan Cavalheiro, da Escola Vitório Rech II, propôs uma moção. A aprovação foi unânime entre os parlamentares. A sessão ainda registrou dois projetos de lei que buscam atuar em prol das pessoas com deficiência (PCD’s). O vereador Cauã Amaral, que é surdo, apresentou um projeto que pretende criar concurso para professores surdos atuarem no espaço da escola para surdos Helen Keller. O outro projeto foi apresentado pela vereadora Sofia Brito, que visa mais comodidade, acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência visual no ambiente escolar.
O vereador Tiago Faccin propôs um projeto de lei voltado para a criação do Clube de Jogos de Raciocínio Lógico e Criatividade nas escolas. O projeto da vereadora Sofia Dallegrave tem como objetivo ofertar o Direito Civil Básico nas instituições de ensino, buscando regular a vida em sociedade. Na sequência, proposições de aplicativos e canais de comunicação foram apresentadas. O aplicativo Obras Caxias é um projeto de lei da vereadora Gabriely dos Santos, que busca oportunizar ao cidadão consultar e acompanhar as obras públicas em Caxias. O vereador Eduardo Rodrigues indicou a criação de um canal de comunicação direta com o setor de obras do Município, a fim dos moradores relatarem problemas em relação à iluminação pública.
Todos os projetos de lei, moções e requerimentos apresentados em plenário foram aprovados por unanimidade ou por maioria.
Os estudantes receberam um certificado de participação do Vereador por um Dia 2022.
Confira a relação de todos vereadores da sessão simulada e suas propostas
:: Manuela da Rosa Piloneto, Escola Marianinha de Queiroz. Projeto: Indicação de solicitação ao poder Executivo de uma série de reparos na escola e ambiente em que está situada.
:: Thomas de Oliveira, Escola Afonso Secco. Projeto: Solicitação de construção de prédio para funcionamento da Escola Afonso Secco.
:: Bryan Cavalheiro Machado, Escola Victorio Rech II. Projeto: Moção de apoio à manutenção da Plataforma Elefante Letrado nas escolas de ensino público.
:: William Cabral, Escola Governador Leonel Brizola. Projeto: Requerimento que pede informações ao Executivo referente à construção de uma Escola de Ensino Fundamental no Loteamento Campos da Serra.
:: Ana Julia Vergani, Escola Santa Lúcia. Projeto: Requerimento que pede informações dos motivos da não instalação de uma Unidade de Tratamento de Esgoto no distrito de Santa Lúcia do Piaí.
:: Ricardo Flores Filho, Escola Assis Brasil. Projeto: Requerimento que pede informações ao poder Executivo sobre a falta de médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Cristina
:: Yasmin Guidini Severo, Escola Jesus Bom Pastor. Projeto: Requer a instalação de Frente Parlamentar para ampliar a divulgação da agenda cultural do Centro Municipal de Cultura Ordovás.
:: Julia Minuzzo, Escola Ângelo Francisco Guerra. Projeto: Requerimento para a reforma da quadra poliesportiva na Escola.
:: Antony Galvão Pereira, Escola Machado de Assis. Projeto: Requerimento de uma homenagem do Legislativo ao professor Marcelo Bopsim, da Escola Machado de Assis.
:: Ricardo Flores Filho, Escola Padre João Schiavo. Projeto: Projeto de lei que institui a liberdade de comercialização de produtos agrícolas nas instituições de ensino fundamental e médio do município.
:: Sofia Brito, Colégio La Salle Caxias. Projeto: Projeto de lei que visa a proposta de favorecer a comodidade, acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiência visual no ambiente escolar.
:: Cauã da Silva Amaral, Escola Helen Keller. Projeto: Projeto de uma proposta de concurso para professores surdos atuarem no espaço da Escola Helen Keller.
:: Gabriely Pereira dos Santos, Escola José de Alencar. Projeto: Projeto de lei que cria o aplicativo Obras Caxias.
:: Tiago Faccin, Escola Carlin Fabris. Projeto: Projeto de lei que cria o Clube de Jogos de Raciocínio Lógico e Criatividade nas escolas.
:: Amanda Viana, Escola Professor Leonor Rosa. Projeto: Projeto de lei que visa à conscientização ambiental para os estudantes da Rede Pública de Ensino da cidade, por meio da concessão de terrenos próximos às escolas municipais, para que tomem posse e se responsabilizem por um espaço de realização de atividades conscientes.
:: Gabriel Miolla, La Salle Carmo. Projeto: Requerimento que reconhece como Patrimônio Histórico, Cultural e Educacional de Caxias o Colégio La Salle Carmo.
:: Matheus Cabral, Escola Alberto Pasqualini. Projeto: Projeto de lei que dispõe sobre as assembleias gerais nas escolas da rede municipal de ensino. Busca permitir o conhecimento sobre a diversidade e demais culturas em âmbito escolar.
:: Filipe Cechin, Escola Caetano Costamilan. Projeto: Projeto de lei que institui o caminho turístico "Caminho Piu Belo".
:: Eduardo Rodrigues, Escola Luiz Antunes. Projeto: Projeto de lei que visa criar um canal de comunicação direto com o setor de obras da Prefeitura.
:: Sofia Dallegrave, Escola Sete de Setembro. Projeto: Projeto de lei que dispõe sobre a inclusão do tema "Educação de Direito Civil básico" nas propostas pedagógics das escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul.
:: Lucas Duranti, Escola Fermino Ferronatto. Projeto: Projeto de lei que busca implementar um semestre do ano à educação financeira nas turmas de 9º ano da Rede Municipal de Ensino da cidade.
:: Raissa da Silva, Escola Manoel Pereira dos Santos. Projeto: Projeto de lei que solicita a realização de sessão especial em homenagem aos espaços de lazer e esporte de Caxias do Sul.
:: Rafaela Endres, Escola Abramo Pezzi. Projeto: Requerimento que solicita ao poder Executivo informações acerca do Loteamento Castelo.
Leia também
Grupo Brinox abre inscrições para programa de trainees
ExpoBento e Fenavinho divulgam tema dos eventos de 2023
Prefeitura lança edital para Centro Popular de Compras em Caxias
Prefeitura de Caxias divulga cenários para a Reforma da Previdência
UCS e UniTEA promovem curso para qualificar atenção ao autista
Tags:
Câmara de Caxias realiza sessão simulada Vereador por um Dia Caxias do Sul