Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias promove encontro com orientações a futuros vereadores | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias promove encontro com orientações a futuros vereadores | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Primeiras instruções

Câmara de Caxias promove encontro com orientações a futuros vereadores

A reunião, que também instruiu sobre a sessão de posse que ocorrerá no dia 1 de janeiro de 2025, às 14h

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Vania Marta Espeiorin/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Caxias do Sul realizou, nesta quinta-feira (7), um encontro de orientações aos vereadores eleitos que exercerão mandato na legislatura de 2025-2028. A inciativa, que também instruiu sobre a cerimônia de posse, contou com explanação da presidente Marisol Santos (PSDB) e de servidores que exercem funções de chefia nos diferentes setores.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

"A intenção desta atividade é ajudar os futuros legisladores antes mesmo da posse. A ideia é que tenham instruções e cheguem a seus mandatos sabendo como é a estrutura, como funciona a Casa e qual é a equipe de servidores efetivos que dispõem para auxiliá-los no fazer legislativo", explicou Marisol.

Conduziram a reunião a diretora-geral da Casa, Luzia Ester Santos Oss, e o chefe da Assessoria de Comunicação Social, Marcelo de Gregori. Entre outras informações, Luzia comunicou como serão ocupados os gabinetes pelos 23 parlamentares e respectivas bancadas.

De Gregori discorreu sobre as atividades ligadas à área da Comunicação e detalhou o rito da Sessão Solene de Instalação da XIX Legislatura, que ocorre às 14h de 1º de janeiro de 2025, no plenário.

Também prestaram esclarecimentos a respeito do que os vereadores precisam saber desde o processo legislativo e de informática até a disponibilidade de mobília para os gabinetes e bancadas os seguintes servidores: Rodrigo Demétrio Machado (diretor Legislativo), Maite Chinato Sá (chefe de Recursos Humanos), Davi Pedroso Martins (chefe de Informática), Johann Hetzel Pereira (chefe Financeiro), Milena Roberta Bartelle de Lima (chefe da Taquigrafia), Odila Uez (chefe de Serviços Administrativos Gerais) e Cristiane da Fonseca (Relações Públicas).

Das 23 cadeiras do Parlamento, na próxima legislatura, 13 serão ocupadas por políticos eleitos pela primeira vez e outras 10, por reeleitos. Participaram do encontro, os vereadores Adriano Bressan (PP), Aldonei Machado (PSDB), Andressa Mallmann (PDT), Andressa Marques (PCdoB), Alexandre Bortoluz (PP), Ramon Teles (PL), Claudio Libardi (PCdoB), Daiane Mello (PL), Edson da Rosa (Republicanos), Estela Balardin (PT), Hiago Morandi (PL), João Uez (Republicanos), Lucas Caregnato (PT), Lucas Suzin (PRD), Marisol Santos (PSDB), Pedro Rodrigues (PL), Rose Frigeri (PT), Sandra Bonetto (Novo), Sandro Fantinel (PL) e Wagner Petrini (PSB).

Os vereadores Juliano Valim (PSD), Rafael Bueno (PDT) e Rodrigo Weber (PSB) não compareceram.

Sobre a posse

Conforme estabelece o Regimento Interno, a sessão solene de instalação da Legislatura será presidida pela vereadora Rose Frigeri (PT), por ser a pessoa eleita com mais idade, e secretariada pelo vereador Edson da Rosa (Republicanos), por ser o segundo mais idoso a tomar posse. O ato ocorre às 14h do dia 1º de janeiro de 2025, no plenário Nadyr Rosseti, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na Rua Alfredo Chaves, 1323, no Bairro Exposição.

Pelo rito, a sessão solene iniciará com a execução do Hino Nacional, seguida da posse das vereadoras e vereadores, iniciando pela vereadora Rose, que conduzirá os trabalhos, seguindo em ordem alfabética de acordo com o nome político de cada eleito. Após, serão empossados o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e o vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil).

Em relação aos pronunciamentos, o vereador Hiago discursará em nome do Legislativo, por ter sido o que recebeu mais votos no pleito de outubro de 2024, seguido do pronunciamento do prefeito Adiló.

A execução do Hino de Caxias do Sul encerra a solenidade. O acesso será restrito a convidados e autoridades, devido à capacidade do espaço. A comunidade pode acompanhar ao vivo a transmissão pela TV Câmara Caxias, a partir das 13h, pelo Canal 16 da Claro/NET e redes sociais do Parlamento.

Leia mais:
Obra de macrodrenagem causa desvio de trânsito na Perimetral Sul, em Caxias

Arquitetos apresentam o projeto Cidadela Maesa no Campus 8, em Caxias
Câmara de Vereadores de Caxias entrega o Prêmio Servidor Público Cidadão
Codeca recebe fresadora de asfalto para obras em Caxias do Sul

Artigo - Performance e conexão com o futuro: como o Porto de Arroio do Sal e o Aeroporto de Vila Oliva podem transformar a Serra Gaúcha

Tags:

Política primeiras instruções Câmara de Vereadores Caxias do Sul promove encontro orientações futuros vereadores