Gilfredo De Camillis defende que 0,66% do orçamento municipal seja disponibilizado em emendas para os 23 vereadores
redacao@serraempauta.com
24.06.2022 - 15h59min
A Câmara de Caxias vai promover audiência pública para debater o polêmico projeto que trata sobbre as emendas impositivas. O encontro ocorre na próxima terça-feira (28), às 18h30min, no plenário do Legislativo. O evento é organizado pela Comissão de Legislação Participativa e Comunitária em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo.
Leia mais:
Após repercussão negativa, criação de emendas impositivas será debatida em audiência pública
Projeto de emendas impositivas deve ser protocolado na Câmara de Caxias nesta sexta
Nesta quinta (23), o vereador Gilfredo De Camillis (PSB) reforçou o convite a comunidade para participarem da audiência, e defendeu a matéria que dá direito aos parlamentes decidir e aplicar recursos em demandas de seu interesse.
Caso seja aprovado, os vereadores terão 0,66% do orçamento municipal, ou cerca de R$ 575 mil para investir em ações do seu mandato. A metade do valor será destinada a serviços públicos de saúde.
Na sessão, De Camilis questionou se os parlamentares não tinham o direito de determinar legalmente algumas ações para a melhoria da comunidade.
"O vereador não pode apenas fiscalizar e legislar. Precisa, em vários momentos, estar ao lado do Executivo impondo ações demandadas pela sociedade", defendeu.
Segundo o vereador, será um trabalho em conjunto e as emendas impositivas poderão contribuir para solucionar com mais brevidade alguns problemas que o cidadão enfrenta.
"Elas possibilitam alocar diretamente verbas em obras ou serviços que a população espera", frisou.
Os vereadores José Dambrós (PSB), Juliano Valim (PSD), Olmir Cadore (PSDB) e Sandro Fantinel (Patriota) consideraram oportunos os esclarecimentos dados por De Camillis.
Leia também:
Felipe Gremelmaier desiste da pré-candidatura a deputado federal
Seis personalidades e uma entidade são reconhecidas com o Mérito Comunitário 2022
Fiéis doaram mais de 20,5 toneladas de alimentos nas celebrações de Corpus Christi na região
PHD Guindastes projeta crescimento de 15% em 2022
Caxias anuncia abertura de centro de atendimento para crianças autistas
Tags:
Câmara de Caxias audiência pública emendas impositivas recurso vereadores orçamento municipal Caxias do Sul