Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias mobiliza mais de 1,1 mil pessoas e 600 demandas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias mobiliza mais de 1,1 mil pessoas e 600 demandas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Câmara Vai aos Bairros

Câmara de Caxias mobiliza mais de 1,1 mil pessoas e 600 demandas

Mesa Diretora promoveu nove edições, o maior número desde que a iniciativa surgiu, em 2010

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A prestação de contas do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022 teve como palco a sede da União das Associações de Bairros (UAB) e foi realizada pelo Legislativo caxiense, neste sábado (3). Na oportunidade, a presidente Denise Pessôa (PT) agradeceu à comunidade pelo envolvimento, pois foram mais de 1,1 mil participantes nos nove encontros deste ano. Os locais contemplaram loteamentos e bairros das regiões norte, sul, leste, oeste e centro.

As cerca de 600 reivindicações, sugestões, críticas e elogios recebidos refletem, principalmente, as necessidades apresentadas pelos moradores. Todas foram remetidas à Prefeitura ou a órgãos afins. Conforme listou Denise, as principais áreas que receberam as reivindicações dos moradores foram obras, saúde, limpeza urbana, transporte coletivo, trânsito e educação. Outras, entretanto, também constam nos formulários preenchidos, como urbanismo, assistência social, segurança e meio ambiente.

"Ouvimos com atenção os caxienses que participaram conosco deste importante projeto. Nosso objetivo é que, cada vez mais, a comunidade acompanhe o trabalho da Câmara e esteja presente nas atividades do Legislativo caxiense", salientou Denise.

Neste encontro na UAB, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) e boa parte dos secretários marcaram presença. Denise saudou o fato de o chefe do Executivo ter recebido os relatórios do projeto e pediu que possa ser dado retorno à população quanto à execução ou não dos pedidos entregues.

O prefeito ressaltou que já solicitou o envio a todas as unidades envolvidas e retorno à comunidade sobre as providências a serem tomadas.

"Dentro do possível vamos realizar as demandas. Contem conosco, pois estamos sempre abertos ao diálogo", garantiu Adiló.

O presidente da UAB, Valdir Walter, aproveitou para agradecer ao prefeito pelas reformas na sede da entidade e pela regularização fundiária, com possibilidade de as famílias obterem a escritura de seus terrenos.

Adiló e Denise cogitaram uma reunião exclusiva para ver sobre quais reivindicações do Câmara Vai aos Bairros foram atendidas e quais ainda se encontram pendentes.

Embora tenha sido uma espécie de balanço, o encontro na UAB registrou mais um pouco de reivindicações. Ao todo, 17 lideranças se manifestaram. Entre as solicitações, área de lazer para o loteamento Canyon e para o Diamantino. Presidente do Canyon, Marciano Correa da Silva assegura que tem até sugestões de onde o espaço pode ser implementado. À frente da Amob Diamantino, Janete Vargas disse que os moradores não têm um espaço para descanso.

Do Bairro Castelo, Neura Pedrotti reclamou da falta de limpeza e roçada na área verde e ser necessária manutenção do parque infantil.

"Nosso parquinho está abandonado. As crianças não conseguem usar os balanços porque empossa água embaixo. O ônibus da Visate também está uma vergonha, com poucos horários", lista a líder comunitária, questionando a ausência de resposta dos poderes públicos, tendo em vista que ela já formalizou tais reivindicações e entregou no Câmara Vai aos Bairros no Serrano.

Manifestação dos servidores municipais

A Assembleia da UAB ainda contou com a participação de funcionários públicos municipais. Acompanhados da presidente do Sindicato dia Servidores Municipais (Sindiserv), Silvana Piroli, eles pediram a não aprovação como está do projeto da Reforma da Previdência municipal que se encontra em trâmite na Câmara de Vereadores.

Em sua fala, Adiló evitou comentar sobre o protesto dos servidores com cartazes durante a reunião. Para a reportagem, o chefe do Executivo municipal ressaltou que a categoria tem o direito de realizar suas manifestações, mas lamenta a divulgação de informações distorcidas sobre a proposta da administração.

"Nos próximos dias vamos continuar com explanações, reuniões. Acredito que estamos conseguindo levar a informação correta para os servidores", comentou.

Leia também:
Morre o escritor de Bento Gonçalves Remy Valduga aos 82 anos
UCS promove mais uma edição do Vet Day no domingo em Caxias
PDT de Caxias do Sul filia ex-vereador Arlindo Bandeira
Deputado Neri lança instituto para finalidades sociais neste domingo
Hospital de Farroupilha realiza primeira cirurgia de parkinson

Tags:

Câmara Vai aos Bairros Câmara de Caxias mobiliza 1,1 mil pessoas 600 demandas UAB Prefeitura de Caxias Caxias do Sul