Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Câmara de Caxias lança o projeto \
Logotipo - Câmara de Caxias lança o projeto \
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Legislativo

Câmara de Caxias lança o projeto "Nosso voto, nossa voz" em painel com especialistas

Iniciativa da Escola do Legislativo da Casa prevê a divulgação de vídeos didáticos

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
27.04.2022 - 08h50min

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O projeto "Nosso voto, nossa voz", da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, foi oficialmente lançado em painel da Escola do Legislativo, realizado na noite desta terça-feira (26), no plenário do Legislativo. A condução dos trabalhos coube a presidente do Parlamento, vereadora Denise Pessôa (PT), e à diretora da escola, vereadora Marisol Santos (PSDB).

banner-cetec-serraempauta.png

Especialistas debateram os papéis da democracia e do voto. As eleições gerais deste ano serão nos dias 2 e 30 de outubro, 1º e 2 º turno (onde houver), respectivamente.

De acordo com Denise, iniciativas como a de hoje fortalecem o sistema democrático e aprimoram a participação da comunidade no processo. A petista apoiou esforços por eleições limpas, a partir do voto responsável.

Presente à abertura das atividades, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), acredita que, diante do número de candidatos em cada pleito, não se concebem mais votos brancos e nulos. Defendeu que, além da cota de 30% para mulheres, nas candidaturas, a reserva dessa fatia se repetisse nos próprios cargos eletivos.

Presidente da subseção Caxias do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ana Carla Furlan considerou positiva toda ação que fizer frente à desinformação. Para ela, o exercício cidadão precisa estar cercado de consciência.

Marisol explicou o projeto em si, que possui mais de 30 vídeos, organizados em seis módulos, dentro de alguns tópicos, tais como: democracia, voto consciente, voto e cidadania, condutas vedadas, mulher na política, etc. Conforme a tucana, as inserções apresentam curta duração e uma linguagem didática, a partir da visão de especialistas no assunto. As publicações acontecem na grade de programação da TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e nas redes sociais do Parlamento.

Em seguida, falaram os dois palestrantes: Jorge Luís Dall'Agnol, desembargador do Tribunal de Justiça (TJ) do RS e diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS, palestrou sobre o tema "Combate da desinformação nas eleições de 2022: desafios e perspectivas". Dall’Agnol destacou que, numa sociedade interconectada, é difícil discriminar o homem da máquina. Referiu que, em 2017, o Instituto Tecnológico de Massachusetts constatou que 70% das informações das redes sociais são falsas.

"Esses números triplicam quando a matéria veiculada apresenta natureza política. O fator humano aumenta a profusão de informações falsas, até porque muitos se baseiam no título, não leem o corpo da notícia e já a compartilham. Só que, ao saberem que a notícia não é verídica, contraditoriamente, ajudam a difundi-la, ainda mais", observou.

Coube à desembargadora desembargadora aposentada do TJ/RS, Elaine Harzheim Macedo, tratar sobre o "Sistema proporcional nos parlamentos brasileiros e a fidelidade partidária: a democracia representativa entre o individual e o coletivo". Para Elaine, a democracia se organiza em representação, deliberação e participação. Ponderou que, aos interesses individuais, sempre prevaleçam os coletivos. Defendeu o protagonismo dos partidos na vida comunitária.

O projeto "Nosso voto, nossa voz"

A iniciativa conta com seis módulos, a fim de provocar debates sobre temas importantes das eleições para a comunidade. O material irá ao ar até o mês de setembro, nos canais de comunicação da Câmara Municipal e das instituições parceiras.

Os vídeos são entrevistas com especialistas do assunto, produzidas pela TV Câmara Caxias (canal 16 da Claro/NET) e pela Escola do Legislativo, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (Igade), a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Caxias do Sul (OAB/Caxias) e instituições de Ensino Superior da cidade.

Leia também:
Sem discussão, vereadores de Caxias aprovam a criação de gratificação aos auditores fiscais da Receita Municipal
Caxias do Sul confirma 12 casos de dengue
Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações palestra na CIC na próxima sexta-feira
Via Atacadista abrirá em Caxias do Sul nesta quarta-feira
Prefeitura de Caxias detalha sobre o processo de ocupação da Maesa

Tags:

Legislativo Câmara de Caxias Escola do Legislativo projeto Nosso voto, nossa voz lançamento painel especialistas Caxias do Sul