Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias diz que não compactua com declarações de vereador do Patriota e pede desculpas ao povo da Bahia | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias diz que não compactua com declarações de vereador do Patriota e pede desculpas ao povo da Bahia | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Nota oficial

Câmara de Caxias diz que não compactua com declarações de vereador do Patriota e pede desculpas ao povo da Bahia

Sandro Fantinel não compareceu na sessão desta quarta-feira

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

Daniel Corrêa/Divulgação
Foto Principal - Notícia

As bancadas do PDT, PSD e PT solicitaram ao presidente da Câmara de Caxias do Sul, vereador Zé Dambrós (PSB) a divulgação de uma nota oficial repudiando as declarações do vereador Sandro Fantinel (Patriota). O pedido foi lido pelo vereador Rafael Bueno (PDT) no início da sessão desta quarta-feira, dia 1º de março.

Na sessão da terça (28), Fantinel ofendeu os trabalhadores da Bahia resgatados em situação de trabalho análogo à escravidão, que prestavam serviço na colheita da uva para as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton.

"Agricultores, produtores, empresas agrícolas (...) não contratem mais aquela gente lá de cima. (...) Com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que se fosse ter esse tipo de problema", disse parlamentar.

Bueno pede que a nota reafirme o compromisso do Parlamento caxiense com a democracia e rechaçando a promoção de preconceito, discriminação e xenofobia.

"Considerando a manutenção do estado democrático de direito e o respeito a dignidade humana. Considerando o teor da fala do parlamentar. Considerando demonstrar formalmente que essa Casa não coaduna com as declarações. Considerando a necessidade de retratação com o povo baiano. Considerando resguardar a imagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul", diz o texto protocolado.

Dambrós respondeu que a Mesa Diretora havia decidido na manhã desta quarta publicar uma nota oficial sobre o caso. O socialista leu o texto durante a sessão.

Insatisfeito, Bueno pediu a realização de uma reunião de bancada para que os líderes e demais vereadores tivessem a oportunidade de assinar a nota em conjunto. O pedetista reivindicou ainda que constasse no documento um pedido de desculpas ao povo baiano.

Dambrós tentou discutir o pedido de Bueno após a sessão, porém foi pressionado pelo pedetista e pelo vereador Lucas Caregnato (PT).

"É o assunto mais importante de hoje (quarta) no Brasil, ponderou Bueno.

Diante da pressão, Dambrós decidiu por suspender a sessão para discutir as solicitações. Com os pedidos atendidos, a nota oficial foi encaminhada à imprensa e publicada no site do Legislativo. Confira o texto na íntegra.

"A Câmara Municipal de Caxias do Sul é a Casa da Representatividade e do Respeito. Por isso, a Mesa Diretora não compactua com nenhuma manifestação de preconceito, discriminação, racismo ou xenofobia. Em decorrência do pronunciamento do vereador Sandro Fantinel/PATRIOTA em relação a trabalhadores baianos, na sessão ordinária da última terça-feira (28/02), ressaltamos que foi um posicionamento individual do parlamentar. Não traduz o pensamento e os valores da instituição e nem da totalidade dos vereadores. Também pedimos desculpas ao povo baiano e a todos os migrantes que se sentiram atacados, destacando que são todos muito bem-vindos em nossa Caxias do Sul".

Fantinel não compareceu na sessão.

Leia mais:
Secretaria do Meio Ambiente flagra mais dois descartes de lixo irregular em Caxias
UCS Orquestra realiza 10 apresentações do projeto Bossa Nova no RS
Empresa de Caxias amplia área de atuação para carregadores para carros elétricos
Caxias do Sul terá passe livre nos ônibus no próximo domingo
Mostra Tum Tum encerra temporada no sábado, nos Macaquinhos, em Caxias

Tags:

Nota oficial Câmara de Caxias declarações Sandro Fantinel desculpas povo Bahia Caxias do Sul