Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Câmara de Caxias dará título de Cidadão Caxiense a Sartori e Alceu | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias dará título de Cidadão Caxiense a Sartori e Alceu | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Homenagens

Câmara de Caxias dará título de Cidadão Caxiense a Sartori e Alceu

O emedebista receberá a honraria no dia 26 de setembro. A distinção ao pedetista será entregue no dia 26 de outubro

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
08.08.2023 - 15h35min

Luiz Chaves/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O emedebista e o pedetista se encontraram no jantar em comemoração aos 110 anos do Hospital Pompéia.

O ex-governador José Ivo Sartori (MDB) e o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) irão receber da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Caxiense. Na sessão ordinária desta terça-feira (8), foram aprovados os projetos decreto legislativo.

banner-cetec-serraempauta.png

Idealizada pelo vereador Felipe Gremelmaier (MDB), a proposição a Sartori contou com as assinaturas de outros 21 parlamentares da Casa. A homenagem será realizada em sessão solene, no dia 26 de setembro, às 19h.

Sartori nasceu na Capela São Valentim, no Distrito de São Marcos de Farroupilha, filho de Antônio Silva Sartori e de Elza Josefina Dengo Sartori. Em 1961, com 13 anos, mudou-se para Antônio Prado, onde foi estudar no Colégio São José, pertencente à Congregação das Irmãs de São José. Após a conclusão do Ginásio, em Antônio Prado, no ano de 1966, Sartori se transferiu para Caxias do Sul para dar sequência aos estudos e ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida.

Depois de uma breve passagem pelo Seminário Maior de Viamão, Sartori retornou para Caxias para cursar Filosofia na Universidade de Caxias do Sul, onde presidiu o Diretório Central Estudantil (DCE) entre os anos de 1972 a 1975. No mesmo período, Sartori iniciou a carreira de educador, lecionando educação religiosa em colégios como o São José e o Murialdo. Em 1976, casou-se com Maria Helena Sartori, sua colega de faculdade e de militância no movimento estudantil.

Sartori se elegeu vereador (1977-1982) filiado pelo partido MDB. Com o slogan "Vamos virar o jogo", o vereador elegeu-se em 1982 a deputado estadual, sendo reeleito por mais quatro mandatos consecutivos. Em 1998, presidiu a Assembleia Legislativa sendo o primeiro representante da cidade.

No ano de 2002, elegeu-se deputado federal e foi defensor da reforma do Pacto Federativo, visando a municipalização, seu mandato que foi interrompido pelo chamado da população caxiense para e eleição municipal de 2004.

No mesmo ano se elegeu prefeito de Caxias, reelegendo-se em 2008. Os dois mandatos foram marcados por obras de grande importância, como o Viaduto Campo dos Bugres, a Unidade de Pronto Atendimento 24h, a Barragem do Marrecas, asfaltamento no interior e obras do acesso no Fátima Baixa.

Sartori é pai do jornalista Marcos Sartori e da publicitária Carolina. É avó de Francisco, que nasceu no dia 14 de março deste ano, filho de Marcos e da esposa Vanessa Spiandorelli.

Homenagem a Alceu

Idealizada pelo vereador Rafael Bueno (PDT), a proposta de homenagem ao ex-prefeito Alceu Barbosa Velho contou com a assinatura de mais 12 parlamentares. São eles: Adriano Bressan (PTB), Clovis Xuxa (PTB), Estela Balardin (PT), Felipe Gremelmaier (MDB), Gilfredo De Camillis (PSB), Gladis Frizzo (MDB), Lucas Caregnato (PT), Lucas Diel (PDT), Renato Oliveira (PCdoB), Rose Frigeri (PT), Tatiane Frizzo (PSDB) e Velocino Uez (PTB). A homenagem ocorrerá em sessão solene, no dia 26 de outubro, às 19h.

Alceu nasceu em Bom Jesus no dia 13 de agosto de 1957. Filho de Felicíssimo Rodrigues Barbosa e Eunira Barbosa Velho, formou-se em Direito na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O ex-prefeito presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias durante dois mandatos. Também foi funcionário concursado do Banrisul por 10 anos e juiz leigo do Juizado de Pequenas Causas.

Foi vereador entre 1994 e 2000, pelo PDT, partido em que está filiado desde 1991. Foi vice-prefeito durante o governo de Sartori de 2005 a 2012, renunciando ao cargo após ser eleito deputado estadual em 2010. Venceu a eleição municipal de 2012 tomando posse como prefeito para o mandato de 2013 a 2017.

O ex-prefeito é casado com a jornalista Alexandra Baldisserotto, e pai da advogada Marina e do agrônomo Eduardo. Menciona, ainda, que Alceu tem uma longa trajetória de serviços prestados a Caxias do Sul na política, em sua área de trabalho e nas causas sociais, por isso, a homenagem se justifica, enfatizam os autores.

Leia mais:
Mutirão de podas ocorre na região do Exposição, em Caxias do Sul
Em Caxias, Mourão anuncia emenda para excluir vinhos do imposto seletivo
Trânsito multa 450 motoristas por consumo de álcool em Caxias
Conheça as embaixatrizes Gabriela Letícia Boff, Isadora Losekann Marcon e Laysa Bettiato Poloni
CPI quer informações sobre ampliação do Hospital Geral, em Caxias

Tags:

Homenagens Câmara de Caxias título Cidadão Caxiense José Ivo Sartori Alceu Barbosa Velho Caxias do Sul