A companhia justifica que a operação, junto ao Badesul, se deve ao envelhecimento dos veículos
redacao@serraempauta.com
13.11.2023 - 11h16min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul autorizou a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) a assinar contrato de empréstimo no valor de até R$ 30 milhões, junto ao Badesul Desenvolvimento S.A. – Agência de Fomento/RS. A medida consta do projeto de lei, assinado pelo Executivo, e obteve aprovação unânime na sessão ordinária da quinta-feira (9).
Com a autorização garantida, a Codeca irá abrir licitação para a compra de 16 caminhões, 11 vans, nove veículos leves e oito máquinas. Todos setores serão contemplados com foco na coleta e no Departamento de Construção Civil (DCC).
A empresa pública justifica que a operação se deve à necessidade de renovação de frota de veículos e equipamentos. Ponderou que alguns veículos já têm mais de 20 anos, o que encarece a manutenção.
Como garantia, Executivo dará o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ou o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
Segundo a exposição de motivos, os veículos permaneciam longos períodos em manutenção. Para solucionar esse problema, a gestão, de forma paliativa, decidiu realizar a locação de frota, porém aumentou os custos da operação. Com a compra de veículos próprios, os valores deverão ser reduzidos.
A Codeca é a empresa pública responsável pela coleta de resíduos sólidos, limpeza urbana, varrição e roçada de vias da cidade. Também realiza obras de infraestrutura e pavimentação. Recentemente, assumiu a preparação de merenda e a limpeza nas escolas da rede pública municipal.
Para se tornar lei, a matéria passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Em junho. o Legislativo tinha aprovado, por maioria de votos (14 x 2), o projeto de lei que autorizou a administração municipal a ser avalista do empréstimo. Na ocasião, os vereadores Maurício Scalco e Ricardo Zanchin, ambos do Novo, votaram contrários à proposta. Desta vez, Scalco foi favorável e Zanchin estava ausente no momento da votação.
Leia mais:
Farroupilha e Gramado reforçam apoio a Universidade Federal na Serra
Nova etapa de inscrições para escolas da rede pública de Caxias
Assinada ordem de início de obra do acesso do Planalto, em Caxias
Caxias do Sul Basquete vence o Brasília por 69 x 77
Prefeitura de Caxias apresenta projeto de PPP da Educação Infantil
Tags:
Renovação da frota Câmara de Caxias do Sul autoriza empréstimo 30 milhões veículos equipamentos Codeca Caxias do Sul