Proposta visa qualificar profissionais do comércio e serviços
redacao@serraempauta.com
30.11.2023 - 17h46min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, nesta quinta-feira (30), o projeto de lei que institui o CapaciTEA – Programa de Capacitação para atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município. A iniciativa, proposta em resposta à indicação da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas, liderada pela vereadora Tatiane Frizzo (PSDB), tem como objetivo principal a qualificação dos profissionais do comércio e serviços locais para fornecer um atendimento especializado e humanizado às pessoas com autismo.
O CapaciTEA não apenas busca aprimorar as habilidades dos profissionais, mas também pretende conscientizar a população sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Reconhecendo a importância da capacitação, a proposta destaca a necessidade de adaptação de espaços para acolher autistas e seus familiares.
Uma das inovações do CapaciTEA é a criação do "Selo Azul", uma certificação que será concedida às empresas que aderirem ao programa. Os estabelecimentos participantes poderão receber o adesivo, identificando-os como locais sensíveis e específicos para atender o público com autismo. Esta iniciativa não apenas valoriza o comprometimento das empresas, mas também apoia as entidades que contribuem para a implementação de políticas inclusivas.
De acordo com a presidente da Frente Parlamentar, o Programa busca sensibilizar a iniciativa privada ao promover a conscientização e a defesa dos direitos dos autistas.
"Ao capacitarmos profissionais do comércio e serviços, estamos não apenas melhorando a qualidade de vida das pessoas com TEA, mas também construindo uma sociedade mais justa e igualitária. Nossa intenção é criar políticas que realmente fazem a diferença na vida das pessoas," justificou Tatiane.
O programa abrange diversos setores do comércio e serviços, incluindo vestuário, calçados, indústria, prestação de serviços em geral, microempreendedor individual, bares e restaurantes, mecânicas e autopeças, comércios e representações, postos de combustíveis, entre outros segmentos.
As etapas do CapacitTEA envolvem a contratação de profissionais habilitados para a capacitação, por parte das empresas, a efetivação e comprovação do treinamento, a solicitação do Selo Azul à Coordenadoria de Acessibilidade, a avaliação dos documentos pelo Comitê Gestor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência e, por fim, a certificação da empresa interessada.
Para garantir a efetividade do programa, serão definidos critérios detalhados por meio de decreto a ser publicado pelo Executivo municipal nos próximos 60 dias. A iniciativa é vista como um passo significativo para a inclusão e melhoria na qualidade de vida das pessoas com autismo, seus familiares e cuidadores.
Leia mais:
Projeto de Música Florescer realiza três concertos em Caxias
Medi in Rock ocorre neste sábado no Parque de Eventos de Veranópolis
Moradores da região Fátima, em Caxias, relatam problemas de alagamentos
Paróquia Imaculada Conceição de Caxias promove festa da padroeira
UCS buscará jogo do quatrilho como patrimônio imaterial brasileiro
Tags:
Capacitação Câmara de Caxias do Sul aprova programa atendimento pessoas autismo TEA transtorno do espectro autista