Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias aprova pedidos de informações sobre a área do trabalho | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias aprova pedidos de informações sobre a área do trabalho | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Legislativo

Câmara de Caxias aprova pedidos de informações sobre a área do trabalho

Um documento pede justificativa do Ministério Público do Trabalho e o outro quer transparência nas contas do Sindicato dos Metalúrgicos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Bianca Prezzi/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Dois pedidos de informações foram aprovados pela Câmara na sessão desta quinta-feira (21). Ambos são de autoria coletiva e tratam de questões relacionadas ao trabalho em Caxias do Sul. Os documentos tramitaram em regime de urgência na Câmara e passaram por um extenso debate.

O primeiro documento solicita informações sobre possíveis iniciativas do Ministério Público do Trabalho em Caxias. Os parlamentares querem saber "por qual motivo o Ministério Público do Trabalho (MPT) não iniciou procedimento relativo à cobrança da contribuição assistencial pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Stimmme), conforme o edital publicado no dia 14 de julho, de todos os empregados da categoria, inclusive os não-filiados à entidade sindical (tendo em vista o conteúdo da Súmula Vinculante n° 40, o Tema 935 e a ADI 5.794 do Supremo Tribunal Federal; e o conteúdo do Precedente Normativo n° 119 e da Orientação Jurisprudencial n° 17 do Tribunal Superior do Trabalho)" e "por qual motivo também o MPT não iniciou procedimento relativo às regras estabelecidas pelo Stimmme para a realização da oposição à contribuição - regras essas claramente dificultantes para a realização da oposição por parte dos integrantes não sindicalizados da categoria".

O vereador Maurício Marcon (Podemos), um dos autores do documento, justificou a necessidade do requerimento. Segundo ele, um dos trabalhos da Câmara é fazer com que a lei seja cumprida.

"Através desse requerimento de pedido de informações queremos simplesmente entender porque o Ministério Público do Trabalho não está fazendo seu trabalho. Diretamente é isso. Flagrante claro de descomprimento da legislação", disse.

O vereador Renato de Oliveira (PCdoB) classificou o pedido como 'deslocado'.

"Qualquer sindicato (...) não compete à Câmara de Vereadores fazer qualquer pedido de informação (sobre o assunto)", destacou.

O documento foi aprovado por maioria, com votos contrários dos vereadores Lucas Caregnato/PT e Renato de Oliveira/PCdoB.

Já o segundo requerimento é destinado ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul. Nele, os parlamentares querem saber "qual é a estimativa de arrecadação por parte do Sindicato com a contribuição assistencial, qual é a destinação para os recursos que serão arrecadados por meio da contribuição"; qual é o valor e a composição do patrimônio imobilizado do Sindicato"; e qual é o vencimento/remuneração do presidente e da diretoria do Sindicato".

Além disso, os parlamentares solicitaram o demonstrativo de resultados atualizado do sindicato e o balanço patrimonial atualizado da entidade.

O vereador Maurício Scalco (Novo), um dos autores, defendeu a transparência dos dados do Sindicato.

"Eu acho que, também dos sindicatos, é importantíssimo termos transparência. Eu não vejo o motivo para nenhum sindicato não passar essas informações e não ter transparência, até porque eles representam quase 50 mil trabalhadores. É o mínimo que esses trabalhadores precisam: ter transparência", defendeu.

Renato de Oliveira (PCdoB) lembrou que o Sindicato já presta contas à sociedade.

"O sindicato tem contador que faz uma prestação de conta. Tem conselho fiscal que trata bem esse assunto. Voto contrário, não por não ter transparência, porque o Sindicato não tem nada para esconder", afirmou.

O requerimento foi aprovado por maioria, com votos contrários dos vereadores Estela Barlardin (PT), Lucas Caregnato (PT) e Renato Oliveira (PCdoB).

Além de Scalco e Marcon, assinaram os pedidos de informações os vereadores Adriano Bressan (PTB), Alexandre Bortoluz (PP), Olmir Cadore (PSDB) e Sandro Fantinel (Patriota).

Leia também:
Amarildo Lucatelli assume como prefeito em exercício de Bento Gonçalves
Câmara de Caxias aprova projeto que cria Julho das Pretas
Câmara de Caxias arquiva denúncia contra Sandro Fantinel
Roteiro Compassos da Mérica, em Flores da Cunha, investe mais de R$ 5,2 milhões
Aberto chamado para 700 vagas em escolas infantis em Caxias do Sul

Tags:

Câmara de Caxias aprova pedidos de informações área trabalho atuação Ministério Público do Trabalho Sindicato dos Metalúrgicos Caxias do Sul