Maioria dos vereadores acredita que terceirizar melhoraria as condições da rodovia
redacao@serraempauta.com
02.03.2021 - 21h09min
A Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou por 13 votos favoráveis e sete contrários a moção de apoio à concessão da ERS-122 à iniciativa privada, desde que atendidas determinadas premissas como o menor valor da tarifa, o comprometimento com a realização de obras de recuperação, serviços como socorro médico e mecânico sem restrição de horários e a localização das praças de pedágio afastada dos trechos e centros urbanos, como entre Caxias do Sul e Farroupilha. A votação aconteceu na sessão desta terça-feira (2).
O documento é de autoria do vereador Maurício Marcon (Novo) e contou as assinaturas de outros 10 parlamentares da Casa, e será enviado a diversas autoridades, incluindo o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), deputados estaduais e federais.
Os autores da moção alegaram que, devido a problemas financeiros do Estado, um dos fatores mais comprometidos é o de investimentos em infraestrutura. Referiram que a Serra gaúcha concentra quase um milhão de habitantes, o que corresponde a quase 10% de toda a população gaúcha.
Conforme o texto, ao se manter mal conservada, a RS-122 passa a contribuir com a fuga de negócios e de investimentos na região. Referiram dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), pelos quais, de 2010 a 2019, a RS-122 se encontra entre as 10 estradas gaúchas mais mortais, com 399 mortes registrados.
Durante o debate, Marcon reforçou a intenção de evitar mais mortes. Ele também apresentou um documento assinado pelo diretor da Unidade de Construções PPPs, da Secretaria de Planejamento, Governo e Gestão, Rafael Cunha Ramos, que garante que não existirá praça de pedágio entre Caxias e Farroupilha e que o estudo com a definição das praças de pedágio será concluído até o final de março deste ano.
Como votaram
Favoráveis
:: Olmir Cadore (PSDB), Gladis Frizzo (MDB), Adriano Bressan (PTB), Felipe Gremelmaier (MDB), Maurício Scalco (Novo), Ricardo Daneluz (PDT), Sandro Fantinel (Patriota), Alexandre Bortoluz (PP), Elisandro Fiuza (Republicanos), Juliano Valim (PSD), Marisol Santos (PSDB) e Tatiane Frizzo (PSDB).
Contrários
:: Denise Pessôa (PT), Estela Balardin (PT), Lucas Caregnato (PT), Rafael Bueno (PDT), José Dambrós (PSB), Gilfredo Camillis (PSB) e Renato Oliveira (PCdoB).
:: O vereador Wagner Petrini (PSB) não votou e Clóvis Xuxa (PTB) está em licença saúde.
Leia também:
Após longa fila, Secretaria da Saúde de Caxias amplia locais de vacinação para idosos de 78 anos ou mais nesta quarta
Projeto de lei pretende convocar servidores para atuarem contra a covid-19 nas UPAs de Caxias
Aberto processo seletivo para bolsas de estudo na Escola Agrícola, em Caxias
Prefeitura de Bento protocola projeto de lei para a compra da vacina contra o coronavírus
Ex-candidato a prefeito de Caxias lamenta a falta de recursos da bancada gaúcha para a região
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores moção de apoio concessão RS-122 Caxias do Sul