Iniciativa é da vereadora Marisol Santos, que também é autora de projeto de lei que cria a Política Municipal de Educação Especial
redacao@serraempauta.com
09.03.2021 - 18h31min
Pensando nos estudantes com inteligência acima da média e que necessitam de atendimento especializado, a Câmara Municipal de Caxias do Sul aprovou na sessão desta terça-feira (9), a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades e Superdotação. A vereadora Marisol Santos (PSDB), autora do requerimento, destacou que o tema é relativamente novo na sociedade, mas que precisa ter o debate intensificado.
O documento destaca que essas crianças e adolescentes, que possuem estas altas habilidades, passam por diversos problemas, principalmente a discriminação, exclusão, bullying, entre outros.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população mundial são consideradas como superdotadas. Trazendo para nível regional, segundo dados do grupo de mães destas crianças, 0,04% dos estudantes da cidade são identificados com altas habilidades.
É destacado pelo requerimento que já acontece um empenho por parte do governo para promover atendimento especializado, tanto emocional quanto pedagógico, seja para os estudantes quanto para a família, mas que ainda é muito pouco e defasado.
Marisol é autora do projeto de lei que visa a criação de Política Municipal de Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva e o atendimento especializado aos estudantes identificados.
Leia também:
Vigilância Ambiental identifica mais seis focos do mosquito Aedes aegypti em Caxias do Sul
Prorrogado para maio o pagamento do IPTU e taxa de lixo de Farroupilha
Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha tem novo presidente
Câmara de Flores da Cunha aprova moção de apoio para antecipar vacinação de professores
Tags:
Legislativo Câmara de Vereadores Marisol Santos Frente Parlamentar estudantes altas habilidades superdotação Caxias do Sul