Projeto de lei foi votado na sessão desta quinta-feira e irá para a sanção do prefeito Adiló Didomenico
redacao@serraempauta.com
21.03.2024 - 20h50min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, o projeto de lei pede a criação do Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana. A votação ocorreu na sessão ordinária desta quinta-feira (21), O documento é de autoria do Executivo, porém a indicação partiu da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB). Para se tornar lei, a medida passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
Conforme a exposição de motivos, o principal objetivo com a criação do conselho é de fomentar espaços para discussão e organização de ações e atividades nas comunidades, visando a esclarecer sobre questões discriminatórias, tolerância entre os diferentes e preservação da cultura dos povos e comunidades tradicionais de terreiros e de matriz africana ampliando o trabalho social já realizado.
O texto informa que existem, em Caxias do Sul, mais de 700 casas de religião de matriz africana, além de comunidades de ramificações culturais afros, sendo um grande polo cultural do segmento, no Estado.
Conforme pesquisas realizadas, o país ocupa o primeiro lugar no ranking de adeptos dessas religiões, contudo ainda existem várias barreiras, como o preconceito e discriminação.
O projeto de lei frisa que a criação do conselho será um grande passo para ajudar esse grupo de pessoas, em suas demandas, que serão discutidas de forma organizada e estruturada.
Tatiane agradeceu a todos os envolvidos, que auxiliaram na criação do projeto de lei. Já o vereador Lucas Caregnato (PT) informou que existem mais casas de matriz africana no Município do que em Salvador, na Bahia. Salientou que a religião acolhe as questões de resgate de identidade, caridade, turismo e respeito ao meio ambiente.
A vereadora Rose Frigeri (PT) ressaltou que é necessária a criação de mais conselhos municipais para outros setores da comunidade.
Leia mais:
Operação Verão Seguro encerra com 549 abordagens em Caxias do Sul
Falta de água pode atingir 99 bairros de Caxias a partir de segunda-feira
Dipesul Volvo anuncia investimento de R$ 23 milhões no RS
Assinada ordem de asfaltamento de trecho da Silveira Martins, em Farroupilha
Projeto leva literatura para 12 instituições de Caxias do Sul
Tags:
Por unanimidade Câmara de Caxias do Sul aprova criação Conselho Municipal de Povos de Matriz Africana Tatiane Frizzo Caxias do Sul