Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias aprova criação da Semana das Tradições de Matrizes Africanas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias aprova criação da Semana das Tradições de Matrizes Africanas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Conscientização

Câmara de Caxias aprova criação da Semana das Tradições de Matrizes Africanas

Projeto prevê a realização do evento durante a semana do dia 21 de março

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Douglas Barreto/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que institui a Semana Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações Candomblé, a data será integrada ao calendário oficial do Município. A segunda discussão e votação ocorreu na sessão ordinária da terça-feira (6). O documento foi proposto pela vereadora Tatiane Frizzo (PSDB).

 A matéria visa conscientizar a comunidade sobre a cultura das matrizes africanas e nações candomblé. A matéria discute sobre as principais devoções das religiões de matriz africana, como o culto ao orixá e a veneração à ancestralidade de uma maneira geral. Informa que, no Brasil, estão presentes várias vertentes desta fonte. Especialmente no Rio Grande do Sul, as mais comuns são o Batuque Afro-Gaúcho, a Umbanda, a Quimbanda e o Candomblé.

O projeto prevê a realização do evento durante a semana do dia 21 de março, a data acompanha a lei federal, que trata sobre o mesmo tema, e coincide com o marco definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial, escolhida pela ONU, em 1966, em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.

Para Tatiane, o projeto de lei pretende conscientizar, promover debates, discussões e idealizar políticas públicas que atendam as necessidades dos povos de terreira.

"Eu participei da Conferência dos Povos de Terreira, onde eu vi aqui diversas dificuldades pelas quais as pessoas que praticam, que são dessa religião passam e muitas vezes, por conta do desconhecimento, do preconceito de algumas pessoas com relação às questões de intolerância religiosa", comentou a tucana.

Agora, para se tornar, a matéria passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

Os vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Lucas Caregnato (PT), Lucas Diel (PDT), Rafael Bueno (PDT) e Rose Frigeri (PT) parabenizaram Tatiane pela autoria do projeto, demonstrando a conscientização da necessidade da ampliação e do respeito às culturas, às pessoas e às tradições de matrizes africanas.

Participaram da sessão, os pais de santos Nado de Oxalá e Saul de Ogum, e outras lideranças religiosas.

Leia mais:
Caxias apresenta demandas do turismo ao Governo Federal
Parceria encaminha estudo sobre destinação de resíduos da construção civil em Caxias
Pompéia e Geral, em Caxias, suspendem cirurgias eletivas por 15 dias
Prédio residencial é revitalizado e ganha vocação comercial em Caxias
Nova Lei das Fachadas entra em vigor na próxima segunda, em Caxias

Tags:

Conscientização Câmara de Caxias aprova criação Semana das Tradições de Matrizes Africanas Tatiane Frizzo Caxias do Sul