Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias aprova concessão do mercado público na Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias aprova concessão do mercado público na Maesa | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Prédio histórico

Câmara de Caxias aprova concessão do mercado público na Maesa

Projeto de lei também criou o Fundo Municipal de Restauração e Conservação para o complexo

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Banco de dados/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul autorizou a Prefeitura a realizar uma concessão comum para os serviços de restauro, reforma, requalificação, gestão, operação, manutenção e conservação para a instalação do mercado público, no prédio histórico da Maesa. O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (7). Para se tornar lei, a matéria depende da sanção do prefeito Adiló Didomenico (PSDB).

A matéria ainda instituiu o Fundo Municipal de Restauração e Conservação da Maesa (FunMaesa), que além do valor de outorga mensal poderá receber doações públicas ou privadas, além de subvenções e auxílios.

Conforme a proposta, a concessão ocorrerá a partir de licitação prévia, a fim de garantir investimentos e prestação de serviços, necessários ao restauro, à reforma, à requalificação, à manutenção, à conservação, à operação e à gestão do mercado público. Entre outros pontos, fica vedada a cobrança de ingresso para acesso à área da concessão. É permitido, porém, que o edital de licitação e o contrato estabeleçam a possibilidade de cobrança por serviços ou atividades específicas, que serão pagos somente pelos respectivos usuários.

A partir de agora, a lei será será encaminhada para avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo o novo projeto, o concessionário da área do Mercado Público terá que pagar ao Município, no mínimo, R$ 547,7 mil mensais, como outorga, o valor será destinado exclusivamente ao FunMaesa.

Novo projeto de concessão

O mercado público será instalado em uma área de 4,3 mil metros quadrados que reúne seis blocos (2,3,4,5, 7 e 11), bem como seus acessos, conexões e áreas de influência. O complexo histórico tem mais de 13 mil metros quadrados.

As bancas do mercado serão distribuídas nos blocos 2 e 4, com 1,8 mil metros quadrados. O bloco 3, que soma 1,9 mil metros quadrados, será utilizado para feiras e eventos. O bloco 5, de 2,8 mil metros quadrados, vai abrigar bares e restaurantes. A concessão ainda inclui a reforma dos blocos 7 e 11.

O projeto de lei estima que o custo de restauração do concessionário seja de R$ 26,5 milhões.  O período de contrato da concessão é de 20 anos.

Leia mais:
ONG intensifica ações de combate à fome neste fim de ano, em Caxias
Tatiana Barduco lança seu quarto livro neste sábado, em Caxias
Caxias tem 4,2 mil inscritos no cadastro para moradias populares
Participação na COP 28 abre oportunidades para Caxias do Sul
Universidade na Serra será incluída no PPA do Governo Federal

Tags:

Prédio histórico Prefeitura de Caxias do Sul Câmara de Caxias do Sul aprova concessão mercado público Maesa Fundo Municipal de Restauração e Conservação Caxias do Sul