Presidente Anderson Zanella defende o respeito as diferenças e a liberdade de expressão, e alerta que não irá aceitar bagunça ou baderna
redacao@serraempauta.com.br
03.02.2025 - 16h09min
A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves deu início à nova legislatura 2025-2028 com a realização da Sessão Especial de Instalação, no sábado, dia 1º de fevereiro, no plenário Fernando Ferrari.
O evento contou com a presença do prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), do vice-prefeito, Amarildo Locatelli (PP), do deputado estadual Guilherme Pasin (PP), dos vereadores eleitos, e lideranças políticas e representantes de entidades.
Em sua fala, o chefe do Executivo municipal ressaltou a importância da harmonia entre os dois Poderes para promover o crescimento sustentável da cidade e enfrentar os desafios do futuro.
"A mensagem é que a gente tenha harmonia, que consigamos desenvolver uma cidade melhor, fazer nosso Município crescer com sustentabilidade e conseguirmos seguir mostrando os exemplos positivos da nossa terra. Foram quatro anos difíceis, mas, mesmo assim, conseguimos superar em conjunto", afirma.
O prefeito também destacou que os projetos encaminhados à Câmara têm como objetivo manter as contas públicas equilibradas e evitar problemas futuros, como a falta de dinheiro, que pode acarretar cortes de serviços essenciais.
"O que acontece em Brasília vai impactar na gente. Se faltar dinheiro lá, eles aumentarão a taxa de juros ou criarão subsídios para dar ao povo. Mais direitos e benefícios, mas quem paga a conta é todo o cidadão. Mais cedo ou mais tarde, essa conta vai chegar. E isso vai afetar na saúde, educação, no repasse de investimentos. Os municípios que não se prepararem para essa situação, vai passar por sérias dificuldades", alertou Siqueira.
Finalizando sua fala, o prefeito deixou um recado para os vereadores.
"Desejo sucesso a todos os vereadores e suas equipes: trabalhem bastante. Vão atrás dos problemas, mas tragam soluções. A diferença em achar o problema e fazer a solução é gritante. Conversem com a sociedade. Somente apontar os erros é muito fácil. Trabalhando em conjunto é que nós resolveremos as situações”, pondera.
Discursos dos vereadores
Após a fala do prefeito, os líderes de bancada ocuparam a tribuna para seus pronunciamentos. O primeiro a se manifestar foi o vereador Edson Biasi (PP), depois foi a vez dos vereadores Gilmar Pessutto (União Brasil), Joel Bolsonaro (PL), José Antônio Gava (PSDB), Lúcio Lanes (PDT), Moisés Scussel (MDB) e Volmar Giordani (Republicanos).
Por fim, o presidente da Câmara, Anderson Zanella (PP), apresentou a mensagem oficial da Casa e falou sobre o compromisso de respeitar as diferenças e promover a liberdade de expressão.
"Iniciamos um novo mandato muito diferente: de paz, harmonia, de liberdade de expressão, de trabalho e de muito empenho", afirmou.
Zanella também mencionou que o ano de 2025 será de desafios, com muitas pautas importantes para serem debatidas.
"Esta Casa não vai se furtar dos debates. Mas é importante deixar claro que todas as discussões serão baseadas no respeito, no campo das ideias, de forma que atenda os anseios coletivos. Nós não vamos aceitar, em hipótese alguma, aqui, nesta Casa, qualquer tipo de manifestação, bagunça ou baderna com aqueles que não querem debater, por quem quer impor. Isso não será permitido. Aqui é uma Casa de construção e respeito", finalizou o presidente.
A primeira sessão ordinária ocorreu nesta segunda-feira (3).
Leia mais:
Hélio de la Peña retorna a Caxias do Sul nesta sexta-feira
Abertura da colheita em Caxias do Sul ocorre na sexta-feira
UCS oferta mais de 1,2 mil vagas para ingresso na graduação com o Fies
Inspirada em uma história real, filme de Caxias vai tratar de adoção
UPA Central de Caxias do Sul já opera sob nova gestão
Tags:
Política mensagem oficial Câmara de Bento Gonçalves sessão instalação legislatura Anderson Zanella Bento Gonçalves