Projeto de Maurício Scalco propôs a regulamentação do licenciamento das instalações das antenas para o serviço
redacao@serraempauta.com
13.12.2022 - 11h25min
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou o projeto de lei para efetivar a tecnologia de internet 5G, em Caxias do Sul. A votação ocorreu na semana passada. O texto altera a lei relativa às Estações Transmissoras de Radiocomunicação. A matéria é de autoria do vereador Maurício Scalco (Novo).
Scalco atentou ter percebido a falta da regulamentação sobre a futura necessidade de instalação de antenas e estruturas físicas, para a propagação da internet, na modalidade 5G. O texto propôs a regulamentação do licenciamento das Estações Rádio Base (ERBs) e das Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETRs) e equipamentos afins autorizados e homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estabelece as normas urbanísticas aplicáveis, de acordo com o interesse local.
O parlamentar explicou que o sistema de telefonia móvel depende das Estações Rádio Base (ERB), para o seu funcionamento, pois, diferentemente de outros tipos de rádios, como os walkie-talkies ou Rádios PX, que possuem a capacidade de comunicação direta, os celulares comunicam entre si e com a internet, através de um equipamento intermediário, a ERB, popularmente conhecida como torre de celular.
"Não pode haver retrocessos e burocratização exacerbada, que não correspondam aos anseios de conectividade desse Município", ponderou.
A matéria seguirá, agora, para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.
Leia também:
OAB de Caxias do Sul lança campanha 'Filho não é visita'
Getulio Demori recebe título de Cidadão Emérito de Caxias do Sul
Rota do Sol terá bloqueios, em Itati, para preservação da fauna
Miniempresa da Caminho, de Caxias, é premiada na Guatemala
CDL Bento estima aumento de 12% nas vendas de final de ano
Tags:
Tecnologia Câmara de Caxias aprova medida para efetivar internet 5G em Caxias do Sul