Material traz um olhar sobre a história com destaque para 12 estabelecimentos
redacao@serraempauta.com.br
22.01.2025 - 19h51min
O tradicional calendário chega na 16ª edição privilegiando fragmentos da história e da memória do comércio do Bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, um dos setores mais importantes da economia e da cultura local.
O Calendário de Lourdes 2025 é uma publicação em formato de revista - que pode ser pendurada como calendário ou usada como agenda. Por meio das imagens fotográficas, em preto e branco, é possível perceber o tempo que passa, que produz mudanças, permanências e finitudes.
O material apresenta um exercício de imaginação histórica que contribui para a compreensão das diferentes gerações das marcas do tempo, de um passado e de um presente do bairro e da cidade.
Para a curadora fotográfica do projeto, a fotógrafa Liliane Giordano e a coordenadora editorial, a jornalista Margô Segat, o calendário representa uma oportunidade de conhecer e deixar registrado para um público mais amplo diversos momentos que fundamentaram a trajetória do comércio no bairro e contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Caxias do Sul.
No momento em que se celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, a foto da capa é da Casa de Negócios de Vicente Rovea, imigrante da primeira geração deste processo de deslocamento que fundou a casa comercial em 1890, no século XIX.
Seguindo uma perspectiva cronológica, o calendário destaca outros estabelecimentos comerciais que surgiram no bairro no decorrer do século XX, desde a década de 1940 até os anos 1980. Dentre eles, a Wisintainer (concessionária da marca Volkswagen que funcionava no prédio onde hoje está instalado o Zaffari Lourdes), a Brasdiesel, o Laboratório Fotográfico Tomazoni, a Pisabem Comércio de Calçados, o Bazar Zandomenegui, a Vulcanizadora Motorista e a Madezatti.
A busca de imagens e informações para a construção das legendas foi realizada através de pesquisa em acervos públicos, como o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami e Hemeroteca Digital Brasileira, ferramenta disponibilizada no site da Biblioteca Nacional.
Outras fontes foram obtidas diretamente dos acervos privados de familiares dos fundadores das casas comerciais, o que inclui memória oral, recortes de jornais e fotografias.
A pesquisa completa foi disponibilizada em QR Code na contracapa do calendário e outras informações podem ser acessadas pelas redes sociais do projeto. Além disso, a equipe responsável fará palestras sobre o tema em escolas e entidades.
Confira abaixo os pontos de distribuição do calendário
:: Bazar Zandomengui (Rua Os 18 do Forte, 139 - próximo da Igreja de Lourdes)
:: Padaria Sabor de Pão (Av. Júlio de Castilhos, 633 – em frente a Capela do Santo Sepulcro). A distribuição é gratuita.
Leia mais:
Prefeitura de Caxias entrega mais 44 títulos de propriedade
Inicia segunda etapa do plano de redução de riscos de Bento
Prefeitura de Flores da Cunha reivindica a duplicação da RS-122
Codeca abre processo seletivo para de auxiliares de limpeza em Caxias
Hospital da Unimed de Caxias do Sul realiza parto de trigêmeas
Tags:
Geral publicação Calendário de Lourdes 2025 destaca comércio bairro Nossa Senhora de Lourdes Caxias do Sul