Dom José Gislon e outros religiosos do Rio Grande do Sul viajam a Roma para a visita Ad Limina Apostolorum
redacao@serraempauta.com
30.04.2022 - 08h35min
O bispo diocesano de Caxias do Sul e presidente da CNBB Sul 3, dom José Gislon, e outros bispos e arcebispos do Rio Grande do Sul viajam neste sábado para Roma, onde realizam a visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano. Durante o encontro, que ocorre de 2 a 7 de maio, o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.
Na programação também estão missas nas quatro basílicas papais: São Pedro, Santa Maria Maior, São João do Latrão e São Paulo Fora dos Muros. No dia quarta-feira, dia 4 de maio, o episcopado gaúcho estará na Secretaria de Estado do Vaticano e na quinta (5), participará de uma audiência com o Papa Francisco.
Dom José Gislon, participa pela primeira vez de uma visita Ad Limina, já que foi ordenado bispo em agosto de 2012. Ele ressalta que o momento deve ser ocasião para fortalecer a comunhão entre o episcopado e o Papa.
"É uma oportunidade para manifestarmos, como bispos, a nossa gratidão pelo seu jeito de pastor, firme nas decisões, mas ao mesmo tempo paterno e profético nas suas colocações. Além de ser uma oportunidade para apresentarmos o rosto da Igreja que está no Rio Grande do Sul e aqui vive a sua missão de evangelizar. Reze conosco, porque juntos queremos, fazer essa visita ao Papa, levando no coração o povo de Deus de nossas dioceses", salienta.
O grupo é formado por 23 religiosos, das quatro arquidioceses e 14 dioceses da regional Sul 3. São quatro arcebispos, 15 bispos, três bispos eméritos e o padre Silvio Jorge Mazzarolo, administrador diocesano de Cruz Alta.
A viagem estava marcada inicialmente para março de 2020, foi cancelada em virtude da pandemia da covid-19 e o início do lockdown no mundo inteiro. Com estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado da Regional Sul 3, que ocorreu em dezembro de 2009.
Leia também:
PTB de Caxias do Sul anuncia pré-candidatos a deputado estadual e federal
Prefeito de Caxias anuncia redução da tarifa do transporte coletivo
Manifestações em apoio a Bolsonaro acontecem domingo em Caxias do Sul
Festa da Uva 2022 teve déficit de R$ 3,1 milhões
Prefeito de Caxias defende manutenção da Codeca como empresa pública
Tags:
Geral visita Ad Limina Apostolorum Bispo de Caxias do Sul Dom José Gislon Papa Francisco Roma Vaticano Caxias do Sul