Município encerrou mês com retração de 41 postos de trabalho, aponta Observatório da Economia do CIC-BG
redacao@serraempauta.com
12.01.2023 - 10h34min
O mês de novembro se encerrou com saldo negativo de 41 postos de trabalho em Bento Gonçalves, apontando o segundo revés do ano de 2022 no Município. Até então, março era o único mês fechado no vermelho, com saldo de -126 empregos. Os dados constam no mais recente boletim do Observatório da Economia (Oecon) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), divulgado em janeiro.
Conforme o estudo, o setor da indústria foi quem mais contribuiu para tal quadro, fechando com saldo negativo de 120 vagas – pior desempenho do ano. A construção civil também teve desempenho negativo com 10 vagas a menos.
Por outro lado, serviços (+58) e comércio (+32) ajudaram a contrabalançar os dados negativos, mas não foram suficientes para impedir que o montante fechasse no azul.
"Novembro apresentou em Bento Gonçalves o menor volume de admissões e também de demissões, devido principalmente às reduções na indústria", observa Fabiano Larentis, membro do Oecon e autor do boletim.
Na indústria, as maiores baixas foram percebidas nos segmentos de borrachas e plásticos (-34) e de móveis (-31), que juntos responderam por mais da metade dos desligamentos. As maiores contratações no setor ficaram com a área de produtos alimentícios (+27), enquanto as maiores altas no comércio e nos serviços foram registradas, respectivamente, nos supermercados (+27) e nos transportes terrestres (+26).
Mas não foi apenas em Bento que a indústria sofreu recuo nas contratações. Nos contextos nacional e estadual o setor também sofreu. No país, o saldo ficou em -25,7 mil vagas e no Estado, -1.430.
Mesmo com o saldo negativo, o Município segue entre os 15 que mais geraram oportunidades de emprego no Rio Grande do Sul em 2022. Entre janeiro e novembro, a cidade criou 1,6 mil vagas, obtendo o 15º melhor desempenho no Estado.
Leia mais:
Escola de teatro de Caxias abre inscrições para curso profissional
Caxias fará investimento 35% maior na Educação Infantil em 2023
Habitação avança para garantir famílias no Monte Carmelo, em Caxias
Primeira Feira da Maesa de 2023 ocorre neste domingo, em Caxias
Programa de crédito de Caxias já liberou R$ 16,5 milhões
Tags:
Recuo Bento Gonçalves registra saldo negativo empregos novembro balanço Observatório da Economia CIC-BG