A cerimônia foi realizada nos parreirais da Vinícola Vistamontes, no Distrito de Faria Lemos
redacao@serraempauta.com.br
17.01.2025 - 10h44min
Com expectativa de produção de mais de 700 mil toneladas de uva em 2025, ocorreu nesta quinta-feira (16) a abertura oficial da colheita da uva, em Bento Gonçalves. O evento realizado na Vinícola Vistamontes, no Distrito de Faria Lemos, também marcou a abertura da programação do “Bento em Vindima”, que segue até 23 de março.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas e vinhos do país. São cerca de 15 mil famílias que produzem uvas em cerca de 48 mil hectares, em municípios da Serra e Campanha. A produção de uvas, vinhos e espumantes impulsiona o turismo, a gastronomia e a economia do Estado.
O evento contou com a apresentação dos grupos Trevisani Nel Mondo e o Duo Cavattapi. O padre Adelar Zanetti realizou a benção das uvas e da safra no Estado.
Na programação, a colheita da uva, a tradicional pisa – que simboliza a etapa inicial da produção de vinho, muito comum em atividades de enoturismo e em festas coloniais, realizada por Sandro Giordani.
O secretário de Turismo de Bento, Evandro Soares, evidenciou o trabalho dos agricultores.
"Nossa cidade se transforma para celebrar a colheita da uva, com uma rica programação onde todos podem vivenciar a produção e hospitalidade da nossa gente. Esse evento é a valorização do nosso agricultor que está no dia a dia, que passa a colheita embaixo do parreiral", disse.
O casal de enólogos Geyce Marta Salton e Anderson De Césaro, da Vinícola Vistamontes, destacou a importância da celebração e homenagearam o evento com uma placa do padroeiro dos viticultores São Martinho.
Em seu pronunciamento, o prefeito Diogo Siqueira (PSDB) reforçou o trabalho conjunto realizado após os desastres climáticos de maio de 2024.
"Passamos juntos por momentos de dificuldades que nos fortaleceram como sociedade. Hoje apresentamos uma safra de qualidade, mas, principalmente, queremos reforçar e valorizar esses homens e essas mulheres responsáveis pelo desenvolvimento do nosso Estado".
Também participaram do evento, o vice-prefeito Amarildo Lucatteli, o secretário estadual de Agricultura Clair Kuhn, representando o governador Eduardo Leite (PSDB), o deputado estadual Guilherme Pasin (PP), o cônsul-geral da Itália Valério Caruso, o secretário estadual de Turismo Ronaldo Santini, de Justiça Fabrício Peruchin, o presidente da Câmara de Vereadores de Bento Anderson Zanella (PP), entre outros.
Após os discursos oficiais, os convidados participaram de um filó e um dos pratos típicos da Serram o tradicional menarosto.
Leia mais:
Estado lança as celebrações dos 150 anos da imigração italiana no RS
Câmara de Caxias flexibiliza exigência para nomeação de secretários adjuntos
Inicia nova fase da obra de macrodrenagem na Perimetral Sul, em Caxias
Radares começam a ser instalados nas rodovias do Vale do Caí e Serra
UCS está com inscrições abertas para a colônia de férias em Caxias do Sul
Tags:
Bento Gonçalves vindima Prefeitura de Bento realiza abertura colheita da uva Estado