Prefeitura apresentou estudo com uma radiografia do setor nesta quinta-feira
redacao@serraempauta.com
19.05.2022 - 18h38min
Bento Gonçalves movimentou mais de R$ 1,3 bilhão no turismo em 2021. O número representa a movimentação econômica das 204 empresas do setor. O resultado integra o Censo Turístico realizado pela Prefeitura de Bento, e apresentado nesta quinta-feira (19), no Hotel Vinocap.
De acordo com o estudo, inédito na região, 54% dos estabelecimentos vocacionados ao turismo recebem eventos. Juntos, a capacidade para realização de eventos é de 16.519 lugares.
Os empreendimentos de turismo geraram 2.363 postos de trabalho no ano passado. O raio x aponta que 51% dos empregos gerados estão nas rotas turísticas do interior.
O Município conta com seis agências de viagem, cinco associações turísticas, 19 atrativos turísticos, quatro cervejarias, 77 estabelecimentos de gastronomia, quatro parques temáticos, 38 vinícolas, cinco transportes turísticos e 46 de hospedagem, que somam 3.554 leitos de hospedagem. Desse total, 72% encontram-se na área urbana.
O turismo de Bento Gonçalves é dividido entre atrativos urbanos e atrativos rurais. Deste modo a cidade atualmente se divide em seis rotas turísticas: Caminhos de Pedras, Cantinas Históricas, Encantos de Eulália, Vale do Rio das Antas, Vale dos Vinhedos, Via Gastrô e também conta com empreendimentos que não pertencem a nenhuma rota turística.
Dos empreendimentos 33 estão no Caminhos de Pedras; seis nas Cantinas Históricas; 10 no Encantos de Eulália; 20 no Vale do Rio das Antas; 54 no Vale dos Vinhedos; 23 na Via Gastrô e 58 estabelecimentos não pertencem a nenhum roteiros.
Os dados contidos no estudo são exclusivamente de empresas de Bento, vinculadas ao Alvará Turístico e cadastradas no Empreendedor Virtual. A ação tem apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (Segh). O levantamento foi realizado de junho a dezembro do ano passado.
O que disseram
"Essas informações possibilitam a realização de ações para o setor. Isso nos permite verificar que o turismo de Bento Gonçalves está em um patamar muito avançado. Temos uma estrutura hoteleira muito qualificada, gastronomia forte e uma população que abraça o setor. São ações que, embasadas com os dados apresentados hoje, serão fonte para o desenvolvimento do setor." Diogo Segabinazzi Siqueira, prefeito de Bento.
"Temos um histórico do desenvolvimento do turismo da nossa cidade. A utilização de dados permite que as estratégias possam ser aprimoradas para garantirmos solidez. Precisamos que o nosso destino seja permantente". Rodrigo Ferri Parisotto, secretário do Turismo.
"Por meio deles (dados) podemos estudar outros segmentos que não tinham antes, tornando-se mais competitivos internamente e externamente. A diversidade é importante até mesmo porque a gente sabe que tem turistas que voltam muitas vezes, pois sabem que há novidades. Esse suporte que a Prefeitura e a Secretaria de Turismo vêm dando ao setor é fundamental porque não se faz nada sozinho". Márcia Ferronato, diretora-executiva do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria.
Leia também:
Quarta dose de vacina contra covid é liberada para pessoas a partir de 60 anos em Caxias
Feira Ecológica de Caxias comemora aniversário com bate-papo sobre o cultivo do pinhão
Restauro do Campanário da Igreja de Lourdes, de Flores, inicia nesta sexta
Prefeitura de Caxias propõe mudanças em leis sobre transporte
Codeca retoma palestras sobre educação ambiental para a comunidade
Tags:
Executivo Prefeitura de Bento Censo Turístico economia R$ 1,3 bilhão 2021 Bento Gonçalves