Utilização permanece obrigatória em estabelecimentos de saúde, transporte coletivo, entre outros
redacao@serraempauta.com
22.03.2022 - 09h37min
A Prefeitura de Bento Gonçalves publicou nesta segunda-feira (21) o decreto que retira a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos e fechados (públicos e privados). Bento tem 91% da população maior de 5 anos com esquema vacinal completo, além de apresentar queda nos índices de contaminação e internação hospitalar.
O uso da máscara de proteção individual permanece obrigatório em instituições de longa permanência de idosos; para pessoas com maior vulnerabilidade em uso de imunossupressores, realizando tratamento oncológico e com doenças crônicas descompensadas; para pacientes com sintoma gripal; em estabelecimentos destinados à prestação de serviços de saúde; e no transporte coletivo.
A ação segue a recomendação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB), ressaltou que a administração municipal seguirá analisando o cenário, e reforçando a importância de completar a imunização.
"Estivemos nos últimos dias analisando os dados e estudando o cenário de queda nas internações e contaminações, o que nos permite, seguindo a recomendação da Amesne, tomar essa decisão e desobrigar o uso de máscaras na cidade".
Já a prefeitura de Flores da Cunha publicou um decreto que determina como facultativo o uso de máscaras em ambientes tanto abertos quanto fechados, públicos e privados, no município de Flores da Cunha. A decisão ocorreu nesta segunda, após reunião do Centro de Operações de Emergência (COE).
A utilização de máscara de proteção individual segue obrigatória em todos os estabelecimentos de saúde e no transporte coletivo, bem como para pessoas que estiverem com sintomas gripais.
Em locais de grande circulação de pessoas o uso da máscara fica recomendado. Além disso, a recomendação também é válida para pessoas com doenças autoimunes, obesidade, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de down, diabetes mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada, em uso de medicações imunossupressoras, em tratamento oncológico e gestantes.
O COE municipal pede a colaboração da comunidade para que os cuidados a fim de evitar a propagação do vírus sejam observados, visto que existe dificuldade em recompor o corpo médico nos serviços de saúde devido à falta de profissionais disponíveis.
Leia também:
Samae registra mais 65 denúncias de uso irracional da água na última semana
Homem furta dois notebooks do gabinete do prefeito de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias desobriga uso de máscaras em ambientes fechados
Prefeitura de Farroupilha libera o uso de máscaras em ambientes fechados
Prefeito de Caxias prevê uma despesa extra de R$ 45 milhões para ações da administração em 2022
Tags:
Executivo Prefeitura de Bento Prefeitura de Flores flexibilizam uso máscara ambientes abertos fechados Bento Gonçalves Flores da Cunha