Siga nossas redes sociais
Logotipo - Bento Gonçalves assina aditivo no contrato com a Corsan | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Bento Gonçalves assina aditivo no contrato com a Corsan | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Executivo

Bento Gonçalves assina aditivo no contrato com a Corsan

Prefeito Diogo Siqueira projeta ampliação do abastecimento de água e despoluição do Lago Fasolo

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Itamar Aguiar/Palácio Piratini/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Em evento no Palácio Piratini, nesta terça-feira (9), representantes de 10 municípios firmaram com o Governo do Estado o compromisso de estender os prazos dos contratos de prestação de serviços de saneamento com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O governador Eduardo Leite e os representantes das cidades assinaram os aditivos que adequam os contratos de programa vigentes com a estatal ao Marco Legal do Saneamento. Para os casos em que ajustes finais estão sendo realizados, foram assinados protocolos de intenções.

O novo marco legal, aprovado em 2020, tem como objetivo a universalização do saneamento, elevando a cobertura de abastecimento de água a 99% e de esgotamento sanitário a 90% até 2033. A assinatura dos aditivos de contratos é uma ferramenta para que os municípios atendam as obrigações da nova legislação e também obtenham os benefícios previstos na promulgação da lei que autorizou a desestatização da Corsan.

Para o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), com a assinatura do aditivo a intenção é atender as demandas do Município como a ampliação do abastecimento de água na Zona Norte, a obra de saneamento no Lago Fasolo e o tratamento de esgoto na cidade.

Acompanharam o chefe do Executivo municipal, o secretário de Governo, Henrique Nuncio (PSDB) e o procurador-geral do Município, Sidgrei Machado Spassini.

Além de Bento, Balneário Pinhal, Imbé, Viamão e Tramandaí assinaram o aditivo ao seu contrato de programa. Outros cinco assinaram protocolo de intenções: Esteio, Gravataí, Nova Petrópolis, Santa Maria e Lagoa Vermelha. Além desses, dois não puderam estar presentes (Rio Grande e Torres), mas confirmaram adesão ao projeto.

Diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti detalhou proposta para que a tarifa atual não tenha aumento real até 2027, mesmo com o grande volume de investimentos previstos pela companhia. Até 2033, R$ 12,5 bilhões devem ser investidos para que as metas de universalização sejam alcançadas. A proposta foi elaborada a partir de estudos realizados com consultorias especializadas e encaminhada para a avaliação das agências regulatórias.

“Se fizéssemos os investimentos e não trabalhássemos em outras frentes, haveria um aumento tarifário substancial. Nossa proposta é de que a tarifa atual tenha reajuste somente pelo IPCA até o meio de 2027, quando teremos a primeira revisão tarifária, que vai colocar no contexto todos os investimentos já feitos até lá, mas também os níveis de eficiência atingidos pela gestão privada. A resultante, de acordo com o estudo, é de que o aumento necessário será pequeno, o que nos dá a segurança de que não vai haver desequilíbrio nem para a companhia e nem para o consumidor”, afirmou Barbuti.

Leia também:
Prefeitura e Codeca promovem workshop voltado às associações de recicladores de Caxias
Câmara de Caxias adia votação dos indicados à Medalha Zumbi dos Palmares
Prefeitura de Caxias quer autorizar publicidade no transporte coletivo
Câmara de Caxias deve ter novo desgaste com votação para indicados à Medalha Zumbi dos Palmares
Ministro do Turismo conhece potencial turístico da Serra

Tags:

Executivo Prefeitura de Bento Gonçalves Diogo Siqueira aditivo contrato Corsan Lago Fasolo Bento Gonçalves