No total, 31 famílias foram atingidas pela chuvarada. Dessas, 13 estão desalojadas e com suas residências interditadas
redacao@serraempauta.com
06.12.2022 - 16h17min
A Prefeitura de Bento Gonçalves publicou nesta segunda-feira (6), o decreto de situação de emergência devido às chuvas fortes que atingiram o Município entre a noite de sexta-feira (2) e a madrugada de sábado (3). Durante o temporal, foram atingidos com alagamentos, desmoronamentos de terras, rompimento de tubulação, destruição parcial e total de moradias e outros problemas os bairros: São João, Santa Rita, Santa Marta, Eucaliptos, Vila Nova, Barracão, São Francisco, Borgo, Fenavinho, Licorsul, Imigrante, Zatt, Glória, Licorsul, Aparecida, Cohab, Fátima, Santa Helena, Cembranel, São Roque e Loteamento Zanetti.
O decreto, que tem validade de 180 dias, autoriza a mobilização de todos os órgãos e entes da administração municipal, para que atuem nas ações de respostas necessárias para minimizar os efeitos causados pelas chuvas. O documento prevê mais agilidade para o auxílio das famílias afetadas pela chuva.
As secretarias municipaos realizam o balanço total dos bairros afetados e famílias. Até o domingo (4), foram contabilizadas 31 famílias afetadas, que perderam seus pertences. Desses, 13 famílias estão desalojadas e com suas residências interditadas. A administração municipal ainda realiza o levantamento dos prejuízos.
"Estamos priorizando a população de Bento Gonçalves e esse decreto será importante para darmos atendimento com agilidade a todos. Nossas equipes trabalham desde a última sexta para minimizar os danos causados pela forte chuva. Diversos bairros foram atingidos e agora começamos o trabalho para reerguer a cidade", destacou o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB).
Repasse da Câmara
Sensibilizada com o resultado dos estragos causados pela forte chuva, a Câmara de Bento retirou de seu orçamento R$ 3,2 milhões e destinou para a administração municipal atender as demandas.
O presidente do Legislativo, vereador Rafael Pasqualotto (PP), disse que a Mesa Diretora da Casa decidiu retirar do seu orçamento o valor e injetar no caixa livre do Município para obras de infraestrutura.
"O valor poderá ser utilizado para a desobstrução de bocas de lobo, conserto de tubulações, liberação de vias, até auxílio às famílias que tiveram suas casas inundadas. Confiamos que os recursos serão aplicados na recuperação dos danos causados", enfatizou Pasqualotto.
Leia também:
Câmara resgata trajetória de mulheres da política de Caxias
Conselho da Empresária da CIC Caxias empossa nova diretoria
Prefeitura de Caxias amplia debate da Previdência com vereadores
Espetáculo de Natal reuniu 13 mil pessoas no Centro de Caxias
Prefeitura de Caxias facilita atendimento ao produtor rural
Movimento pede o fim da violência contra a mulher em Caxias
Tags:
Estragos Bento Gonçalves decreta situação de emergência temporal chuva 13 famílias desalojadas