Mapeamento das propriedades e cadastramento dos moradores de Tuiuty e São Valentim inicia nas próximas semanas
redacao@serraempauta.com
13.04.2022 - 20h42min
Para dar celeridade na prestação de socorro, salvamento e também atender ocorrências de furto e roubo na área rural, a Prefeitura de Bento Gonçalves, apresentou nesta terça-feira (12), à comunidade de São Valentim, o GPS Rural, sistema de georreferenciamento por satélite que irá cadastrar as propriedades rurais do Município e funciona de forma off-line.
O sistema não vai ter custo para o cidadão que aderir ao serviço, e cada propriedade rural também recebe uma placa de identificação com um código de cadastramento. O mapeamento das propriedades e cadastramento dos moradores de Tuiuty e São Valentim inicia nas próximas semanas. Os profissionais da empresa estarão devidamente identificados e acompanhados com um servidor da subprefeitura.
O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado pelas secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação.
O comandante da Brigada Militar, tenente-coronel Artur Marques de Barcellos enfatizou sobre a importância da implantação do georreferenciamento nas comunidades rurais.
"A iniciativa do GPS Rural é extremamente válida, e nós manifestamos o nosso incentivo, estímulo ao programa. Estamos trabalhando fortemente também com a patrulha rural, agilizando os atendimentos em localidades dos distritos e esse programa vem a somar em nossa atuação diária".
O secretário de Segurança, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, comentou sobre o projeto.
"O foco deve ser na prevenção, para ampliar a sensação de segurança para estas comunidades rurais. Basicamente é usar a tecnologia para acelerar atendimentos das guarnições de serviço tanto da Brigada Militar, como da Guarda Civil Municipal, os dados não serão acessados fora dos órgãos de segurança".
A iniciativa, inspirada no modelo de Chapecó, em Santa Catarina, tem por objetivo acelerar a resposta em uma situação de emergência. O sistema catarinense já está em funcionamento, há 20 anos, tornando-se referência neste tipo de atendimento.
Para realização do mapeamento, foi contratada, através de licitação, uma empresa especializada para realizar o serviço de mapeamento via GPS, para atualizar as informações sobre o interior de Bento Gonçalves.
"A empresa contratada utilizará as coordenadas de satélite para identificar as propriedades. Cada morador receberá um código, que será fixado em frente à residência, para uma melhor identificação. Por fim entendemos que o GPS Rural será um novo marco para a segurança pública do Município", salienta Carvalho.
O diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Comunicação e Informação, Matheus Barbosa, comentou sobre os diferenciais do projeto.
"O GPS Rural significa um importante avanço tecnológico para o morador do interior, sem nenhum custo ou ônus. É a tecnologia aproximando o cidadão de serviços de urgência e emergência que são prestados pelo poder público. Com essa ferramenta o socorro irá diretamente ao ponto, sem precisar parar e pedir informações, pois trabalhará com a precisão do georreferenciamento, conduzindo as viaturas até o local indicado de forma rápida, possibilitando e diminuindo em muito o tempo de atendimento necessário".
A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, também ressaltou a importância do sistema para o atendimento de emergência médica.
"Cada segundo que a gente ganha em um atendimento é importante, então Bento deu mais um passo muito importante com a aplicação do GPS Rural, que fará com que o atendimento seja ainda mais rápido".
Para o prefeito Diogo Siqueira, a ferramenta é um importante avanço na segurança da população residente em áreas rurais.
"Esse sistema de georreferenciamento faz toda a diferença no atendimento, ainda mais em localidades mais longínquas. Esse projeto é importante para agricultura, segurança pública e saúde. Todo o planejamento que foi feito fez a diferença para que a gente tenha na prática a execução dessa ideia", ressaltou.
Como irá funcionar
Depois de cadastrado, o morador que solicitar o atendimento só precisa informar o código recebido. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números.
Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço.
Essa identificação será utilizada também pelos serviços do Município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessita do atendimento público.
Leia também:
Pedágios na Serra e Caí custarão entre R$ 6,85 e R$ 9,83
Vereadora de Caxias Estela Balardin faz traqueostomia e segue na UTI
Fras-le oficializa abertura de novas ações ao mercado financeiro
Sindilojas Caxias recebe inscrições para vagas no comércio
Prefeitura de Caxias apresenta Família Acolhedora a lideranças femininas
Tags:
Executivo Prefeitura de Bento sistema atendimento segurança saúde GPS Rural georreferenciamento satélite Tuiuty Bento Gonçalves