Itens de construção beneficiam famílias carentes e entidades assistenciais
redacao@serraempauta.com
18.07.2023 - 13h11min
Criado há quase um ano e meio, o Banco de Materiais de Caxias do Sul está em busca de itens de construção civil para a população carente. O serviço trabalha com materiais de construção cedidos de sobras de obras ou reaproveitamento de construções desmanchadas que estejam em bom estado.
Outra alternativa para obter os itens necessários são eventuais parcerias com lojas de materiais, onde o banco obtém mostruários antigos, como já ocorreu junto com a unidade caxiense da rede Cassol Centerlar. O departamento também conta com casuais contatos de cidadãos que têm artigos de construção guardados que não usam.
"Temos pessoal, estrutura, porém, mais demanda do que doações. Recentemente um idoso nos chamou para repassar azulejos antigos, verdadeiras relíquias, que ele mantinha pois acreditava que algum dia iria utilizar e agora decidiu se desfazer", conta o coordenador do Banco de Materiais, Juarés Paim da Silva.
Entre os itens arrecadados estão telhas de brasilit, forros de PVC, madeiras, portas, janelas, vasos sanitários e azulejos. O material é encaminhado para atender demandas de entidades assistenciais ou de famílias. Nesse segundo caso, os solicitantes devem fazer contato com a diretoria de Serviço Social da Secretaria da Habitação.
O departamento da Secretaria da Habitação está instalado na Maesa, próximo à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). As pessoas que tiverem material para doar podem fazer contato pelo WhatsApp (54) 99611-3881.
Dificuldades
O coordenador do Banco de Materiais diz que muitas vezes tem se deparado com outra dificuldade de quem recebe os itens, que é a instalação. Para ter uma atuação mais ampla, o departamento tem buscado também parceiros para o projeto de oficinas Despertar. A ideia é capacitar jovens em atividades de pintura e hidráulica, por exemplo, no contraturno da escola.
Recentemente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves adotou a oficina e o resultado foi muito positivo.
Leia mais:
Abertura do festival de blues ocorre neste final de semana em Caxias
Caxias do Sul tem inscrições abertas para o Casamento Comunitário
Saúde projeta reduzir cirurgias, consultas e exames em Caxias do Sul
CPI da Saúde faz novas requisições sobre as UPAs de Caxias do Sul
CIC de Caxias do Sul sedia nova temporada das Caravanas RS Criativo
Tags:
Reaproveitamento Banco de Materiais construção civil busca doações demanda Caxias do Sul