Objetivo é auxiliar, por meio de programa do Governo Federal, iniciativas comunitárias que produzem refeições para população vulnerável
redacao@serraempauta.com
08.07.2024 - 08h37min
O Banco de Alimentos, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, trabalha na elaboração de um diagnóstico das Cozinhas Solidárias de Caxias do Sul. Os locais oferecem, de forma voluntária, refeições para a população vulnerável.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
O objetivo da equipe é enquadrar as cozinhas solidárias no programa do Governo Federal que apoia tais iniciativas, com doação de gêneros alimentícios pelo Banco de Alimentos e, futuramente, capacitações e outros auxílios.
Motivadas inicialmente pela pandemia e, de forma mais recente, pelas enchentes de maio, as Cozinhas Solidárias vêm se fortalecendo como apoio essencial ao trabalho de segurança alimentar do poder público.
"Estas iniciativas tiveram papel fundamental na pandemia de covid, pois evitaram situações de fome entre a população mais vulnerável", frisa a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, Cristina Fabian Gregoletto.
Segundo ela, em Caxias há diversos exemplos de cozinhas solidárias que precisam de apoio para manter e ampliar o alcance do trabalho.
"São organizações voluntárias, de movimentos sociais ou religiosos, geralmente com grande identificação comunitária. É o caso do Grupo Peleia do Bem, que produz refeições para as pessoas atingidas pela calamidade; ou então as Filhas da Caridade, que atua em quatro bairros do Município oferecendo refeições e reforço escolar para crianças de seis a 12 anos", diz.
A Cozinha Solidária se diferencia da Cozinha Comunitária porque é uma iniciativa da sociedade civil, estruturada pela comunidade local, que recebe doações de alimentos de parceiros e doadores individuais. Já a Cozinha Comunitária é de iniciativa do poder público, sendo um equipamento estatal mantido pelos governos federal, estadual e/ou municipal. O programa Cozinha Solidária foi regulamentado por decreto federal, de março de 2024.
As pessoas envolvidas em ações voluntárias, que se identificarem como cozinhas solidárias, devem entrar em contato com o Banco de Alimentos pelo WhatsApp (54) 98429-6291 para fazer parte do diagnóstico e, posteriormente, de um cadastro mais completo.
Mais informações no Banco de Alimentos, via WhatsApp, somente por mensagens de texto, ou através do e-mail bancodealimentos@caxias.rs.gov.br.
Leia mais:
Randoncorp premia vencedores do Prêmio Hercílio Randon de Inovação
Simpósio Estadual do Varejo será realizado dia 29 de agosto, em Caxias
Caxias receberá assistência jurídica gratuita aos afetados pelas chuvas
Retirado 20 quilômetros de fiação caída pelas ruas de Caxias do Sul
Ministério da Saúde anuncia R$ 17,9 milhões para Hospital Geral em Caxias
Tags:
Geral fortalecimento Banco de Alimentos Caxias do Sul diagnóstico cozinhas solidárias