Oferta começou no dia 21 de janeiro, em três pontos diferentes do Centro da cidade
redacao@serraempauta.com.br
29.03.2025 - 16h50min
A venda de uvas direto do produtor nas praças centrais de Caxis do Sul terminou nesta sexta-feira (28) com o registro de cerca de 30 toneladas comercializadas. Com o fim da safra, nos últimos dias a oferta estava restrita à Praça Dante Alighieri, pois já havia terminado nas praças Dante Marcucci (da Bandeira) e João Pessoa.
Desde o começo da safra as uvas vieram dos parreirais dos produtores rurais Ademir Zanrosso (Linha 40), Sérgio Sartor (Santa Lúcia do Piaí) e Nelson Piccoli (Nossa Senhora da Saúde), que ficaram encarregados das bancas. Para garantir um produto de qualidade ao consumidor, a comercialização contou desde o início com supervisão dos técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Entre as variedades oferecidas estiveram Carmem, Niágara branca e rosa (variedades americanas) e Itália, Rubi, Benitaka, Moscato Poloski, Ribol, BRS Núbia e Alphonse Lavalle (variedades europeias).
Apesar das dificuldades climáticas de 2024, a safra foi considerada de ótima qualidade.
"Tivemos muitas consequências das chuvas de maio na estrutura viária da região e até parreirais que foram prejudicados pela força da enchente", relembra o titular da Secretaria da Agricultura, Rudimar Menegotto.
No entanto, segundo ele, as condições do clima de setembro a dezembro favoreceram o florescimento e a maturação dos frutos.
"O que se viu foi uma uva de ótimo desenvolvimento, em alguns casos um pouco precoce. Mesmo assim, podemos dizer que foi uma safra excelente", acrescenta.
Leia mais:
Fiscalização será intensificada nos corredores de ônibus em Caxias do Sul
ARI Serra Gaúcha lança livro em homenagem aos comunicadores da região
Prefeitura de Caxias protocola pacote de projetos para viabilizar o Refis
CSG amplia meios para pagamento dos pedágios na Serra e Vale do Caí
Apresentado projeto de revitalização da Praça Monteiro Lobato, em Caxias
Tags:
Geral fim safra bancas uvas praças Caxias do Sul vende 30 toneladas fruta