Obra com investimento de cerca de R$ 5 milhões deve começar a ser implantada na próxima semana
redacao@serraempauta.com
24.03.2023 - 18h22min
A Prefeitura de Caxias do Sul assinou a ordem de início para implantação da nova rede de canalização pluvial nas ruas Atílio Andreazza e Graciema Formolo, no Bairro Sagrada Família. Em um investimento de, aproximadamente, R$ 5 milhões, serão implantados 811 metros de tubos. A obra deve iniciar na próxima semana.
Conforme o presidente da Associação dos Moradores do Bairro (Amob) Sagada Família, Marcos Rogério Varela, essa obra representa um grande marco na qualidade de vida dos moradores da região.
"É um enorme desenvolvimento para o nosso bairro. Há mais de 30 anos sofremos com alagamentos. Qualquer chuva representava um martírio para as famílias. E agora, queremos agradecer a Prefeitura por nos contemplar com esse investimento", comemora.
O prefeito Adiló Didomenico (PSDB) salientou que essa é a primeira das quatro obras de drenagem que serão realizadas por meio do Samae. Além do Sagrada Família, haverá também intervenção no acesso ao bairros Desvio Rizzo e São Leopoldo e na Perimetral Sul.
"Essas ações na rede de drenagem são muito importantes, pois o atual sistema não dá conta do volume de água quando chove. As galerias estão muito comprometidas e será necessário mudar os seus traçados. Esse é um compromisso que assumimos com a comunidade para evitar alagamentos no presente e no futuro", comentou Adiló.
O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti (PTB), traçou um histórico sobre os frequentes problemas do Sagrada Família e explanou o projeto da obra.
"A água da chuva que vem da BR-116 deságua numa galeria de 1m por 1m. A rede de drenagem passa por baixo de três quadras de imóveis, inviabilizando a manutenção da galeria, o que resulta em uma concentração de água pluvial. Agora, com essa força tarefa do Samae e Secretaria Municipal de Obras, faremos um novo traçado, possibilitando que o fluxo da água das chuvas não sobrecarregue a rede e nem invada as residências", explicou.
O trabalho será executado pela empresa terceirizada Dalfovo Construtora, que terá prazo de até 300 dias para realizar os serviços. Já a fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e do Samae.
Leia mais:
Vice-prefeita de Caxias participa de evento sobre cidades inteligentes em Taiwan
Governo Federal autoriza transferência da outorga do Hugo Cantergiani para Caxias
Fiema Brasil inicia agenda de divulgação com prefeito de Bento
Samae lista 10 motivos para comunidade participar do Acqua Fest, neste final de semana
Codeca avança com a pavimentação da estrada para o Cerro da Glória, em Caxias
Tags:
Fim dos alagamentos Bairro Sagrada Família Caxias do Sul obra rede pluvial Samae