Siga nossas redes sociais
Logotipo - Bailei na Curva terá sessão no UCS Teatro, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Bailei na Curva terá sessão no UCS Teatro, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Teatro

Bailei na Curva terá sessão no UCS Teatro, em Caxias do Sul

Peça retrata o tempo da ditadura militar pelo olhar de um grupo de amigos será apresentada no dia 7 de setembro

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Marcelo Liotti/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A peça Bailei na Curva, um dos maiores sucessos e a mais longeva do teatro gaúcho completa 41 anos em cartaz, em 2024. Para enaltecer a data, a atração retorna aos palcos de Caxias do Sul no dia 7 de setembro, sábado, às 19h, no UCS Teatro. Após a apresentação haverá um bate-papo com a plateia, protagonizado pelo diretor do espetáculo Julio Conte e pela psicanalista Barbara Conte.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A peça foi encenada pela primeira vez em 1983, no antigo Teatro do Ipê, em Porto Alegre, e foi responsável por tornar conhecidos os versos da canção "Horizontes", composta por Flávio Bicca Rocha justamente para o espetáculo, tornando-se uma espécie de hino alternativo da capital do Rio Grande do Sul.

Bailei na Curva foi premiada no Açorianos de 1983 e levou multidões a teatros do Rio Grande do Sul e do Brasil nos anos seguintes. A temática do espetáculo aborda a ditadura militar brasileira e o roteiro, construído a muitas mãos, acompanha o crescimento de sete crianças durante os anos de chumbo, mesclando as fases históricas do período com as fases vividas por elas em suas vidas pessoais.

A história é representativa do que, à época, sentiam os criadores da peça — Claudia Accurso, Flávio Bicca Rocha, Hermes Mancilha, Julio Conte, Lúcia Serpa, Marcia do Canto e Regina Goulart —, jovens que também cresceram em meio ao período político conturbado. Ao longo dos anos, o elenco foi mudando e, com ele, o roteiro mescla novas ideias, sem extrair a essência.

O diretor caxiense Julio Conte considera que cada apresentação de teatro é como uma sessão de análise, diz algo novo e produz um salto no desconhecido.

"Toda vez que a peça acontece no palco, novas sensações e lembranças inéditas sobrevêm, emoções tomam o campo e elaborações se realizam. A peça evolui dentro e fora como estética teatral e psíquica, como obra de arte, espetáculo, força social, criação de novas perspectivas, releitura da história que, juntos, deságuam em fontes de crescimento emocional. A psicanálise fala em algum lugar labiríntico no qual enfrentam-se os 'minotauros' e, deste embate, ou deciframos ou sucumbimos", finaliza Conte.

A classificação da peça é 12 anos.

Os ingressos estão à venda no link, pelo valor de R$ 70 a R$ 160.

O espetáculo é uma realização do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre/Serra (CEPdePA/Serra).

Leia mais:
Empresa Festa da Uva promove o 1º Food Truck do Parque em Caxias do Sul
Assinado contrato para renovação de placas de ruas de Caxias do Sul
Artigo - Advogados: desafios, ética e justiça
Codeca, de Caxias, abre inscrições para processos seletivos nesta segunda-feira
Hip Hop Solidário Zona Central ocorre no próximo sábado, em Caxias

Tags:

Cultura teatro Bailei na Curva sessão UCS Teatro Caxias do Sul