Grupo de trabalho vai discutir trecho que receberá Avenida Parque
andre.tajes@serraempauta.com
01.10.2021 - 19h32min
A Avenida Júlio de Castilhos deverá ser transformada nos meses de novembro e dezembro em um parque para pedestres. A proposta é reaproximar as pessoas do espaço urbano. O modelo a ser seguido é o da Calle Florida, de Buenos Aires ou o da Rua Coberta, de Gramado.
A preparação para a implantação do modelo de planejamento chamado urbanismo tático inicia neste sábado (2), com a realização de um workshop on-line chamado Júlio, Avenida Parque. Pela manhã, o evento é para convidados e à tarde aberto à comunidade. Na ocasião serão debatidos os problemas e as soluções para a Júlio. As inscrições podem ser feitas por meio do link. O evento é gratuito.
Segundo a arquiteta e professora, Taísa Festugato, as intervenções começam a ser discutidas no workshop e a proposta será desenvolvida até o final de outubro. O trecho de adaptação da Avenida Parque será definido por um grupo de trabalho. A implementação acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro.
"Vamos reunir a comunidade para entender as necessidades que a Júlio precisa para evoluir, para melhorar. O projeto será construído com a comunidade. Nos próximos dois meses vamos monitorar a opinião da comunidade. Vamos ver se funciona, se precisa mudar", comenta a arquiteta.
Taísa conta que a ação deverá ser testada em duas ou três quadras, e que o trânsito de veículos será liberado apenas para moradores das quadras e veículos de carga e descarga. Além disso, os cruzamentos da Júlio continuarão funcionando.
Após os dois meses, será avaliado o resultado da ação e decidido pela continuidade, expansão da área ou o retorno do trânsito na Júlio.
A ação é articulada pelo Laboratório Urbano em parceria com a FSG e a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.
O que é urbanismo tático
O modelo de planejamento vem ganhando destaque nos últimos anos, mostrando-se eficiente para propor, a baixo custo em uma microescala, intervenções urbanas na intenção de promover o direito à cidade. Com ações pontuais e de fácil reversibilidade se implantam soluções para testar a aceitação da comunidade para as transformações.
Leia mais:
Governo pagará 13º salário de 2021 em dia e quitará parcelas em aberto do ano passado
Secretaria do Urbanismo de Caxias inicia regularização fundiária no loteamento Marumbi
Prefeitura de Caxias projeta superávit de 80 milhões em 2021
Sindilojas e CIC Caxias entregam reivindicações ao ministro do Trabalho
PV indica Antíoco Sartor para a presidência da sigla de Caxias
Tags:
Cidade projeto Júlio, Avenida Parque planejamento, urbanismo tático