Mari Souza foi assessora na Câmara de Vereadores
andre.tajes@serraempauta.com
13.08.2020 - 18h47min
O Avante anunciou no início da tarde desta quinta-feira (13) a primeira pré-candidatura de uma mulher à prefeitura de Caxias do Sul. A vice-presidente da sigla na cidade, Mari Souza, 63 anos, aceitou o convite. A presidente estadual da sigla, Carmen Santos, oficializou o nome de Mari na terça (11).
A pré-candidata foi assessora de gabinete do ex-vereador Renato Nunes (PL), e depois assessora da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, no período presidido por Nunes e pela vereadora Denise Pessôa (PT).
Mari, que é mediadora do Núcleo de Mediação e Arbitragem de Caxias, disse que aceitou o desafio porque o cenário eleitoral da cidade apresenta apenas candidaturas de homens e a cidade precisa de representatividade maior das mulheres.
- Atuo na área da mulher e precisamos ter mais espaços. Também aceitei o convite para ser pré-candidata porque o Avante prima pelo diálogo. Não gosto de conflitos e de embates. Sou uma pessoa forte e de luta, mas prefiro o lado positivo.
A pré-candidatura de Mari escancara uma realidade da política caxiense: a falta de candidatas na disputa eleitoral. Desde a redemocratização do país, aconteceram oito eleições municipais, e houve apenas três candidaturas de mulheres. A petista Marisa Formolo concorreu nas eleições de 2004 e 2012, porém na última precisou deixar a disputa devido a um problema de saúde na família.
Depois de 16 anos, o nome de uma mulher pode retornar às urnas eletrônicas com Mari Souza.
Foto: Monk Comunicação/Divulgação.
Tags: