Siga nossas redes sociais
Logotipo - Avança instalação do Colégio Tiradentes em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Avança instalação do Colégio Tiradentes em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Estado

Avança instalação do Colégio Tiradentes em Caxias

Início das aulas está previsto para março do ano que vem. Processo seletivo deve ser anunciado nas próximas semanas

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Luiz Chaves/Divulgação
Foto Principal - Notícia

O deputado estadual, Carlos Búrigo (MDB), esteve reunido nesta sexta-feira (5), com a coordenadora da 4ª CRE, Viviani Devalle, para apurar sobre a possibilidade de instalação do Colégio Tiradentes, em Caxias do Sul, e o início das aulas já em março de 2022. Instituição é gerida pela Brigada Militar, com coordenação pedagógica da Secretaria estadual de Educação.

Ao lado dos vereadores Adriano Bressan (PTB) e Alexandre Bortoluz (PP), o parlamentar reforçou a preocupação com o destino do corpo docente e alunos da Escola Dante Marcucci, onde irá funcionar a nova instituição.

De acordo com Viviani, todos os estudantes terão vaga garantida no Colégio Cristóvão de Mendoza. Em relação aos professores, parte do quadro permanecerá atuando no Colégio Tiradentes, enquanto os demais também seguirão para o Cristóvão.

Todos os trâmites legais estão sendo vencidos para que o próximo ano letivo já inicie com as três primeiras turmas de 30 alunos do Ensino Médio devidamente matriculados e em sala de aula. Para isso, uma prova de seleção será feita. O processo seletivo deve ser anunciado nas próximas semanas. São 60% das vagas para adolescentes oriundos de famílias de militares e 40% para a sociedade em geral.

Caxias será a oitava sede da estrutura educacional no Estado. Os Colégios Tiradentes mantêm a base curricular proposta pelo Ministério da Educação, mas além disso os estudantes também aprendem sobre civismo, disciplina e os princípios éticos e morais. Atendem apenas ao Ensino Médio, com turno integral desde o primeiro ano – algumas unidades oferecem o dobro de horas-aula do que o exigido por lei ao longo do ano.

Aulas de reforço e atividades extracurriculares esportivas e culturais marcam o turno inverso. O foco são os vestibulares e a grande preocupação com a formação intelectual. Há preparação desde o primeiro bimestre do primeiro ano para aprovação dos alunos no fim do Ensino Médio, com bons resultados no Enem e o Ideb.

Leia também:
Neri, o Carteiro retoma atividades do Gabinete Móvel em Caxias do Sul
Aterro Rincão das Flores recebe visita de grupo de vereadores de Caxias
Frente Parlamentar vai acompanhar compra de equipamentos para autistas
Retorno às aulas presenciais será obrigatório na rede municipal de Caxias a partir de 16 de novembro
PSDB dá a largada para a eleição estadual em Caxias do Sul

Tags:

Estado instalação Colégio Tiradentes