A ação é fruto de uma parceria entre o Samae e o Sebrae-RS e contempla propriedades localizadas nas chamadas Zonas das Águas do Município
redacao@serraempauta.com.br
18.04.2025 - 15h46min
A comunidade de Dalagno, no distrito de Criúva, em Caxias do Sul, recebeu na quarta-feira (16) uma reunião promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para tratar do projeto piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
A iniciativa reconhece e remunera os serviços ambientais prestados em propriedades rurais, como conservação do solo, da água e da vegetação nativa, que resultam em benefícios diretos à sociedade.
O encontro, realizado no salão paroquial de Ilhéus (Dalagno), e que contou com a presença do diretor-presidente do Samae, João Uez (Republicanos), foi direcionado especialmente aos produtores rurais da região e reforçou a importância da participação ativa no processo de implantação do plano.
A ação é fruto de uma parceria entre o Samae e o Sebrae-RS e contempla propriedades localizadas nas chamadas Zonas das Águas do Município. O projeto prevê, explica a superintendente de Recursos Hídricos da autarquia, Janaina Ribeiro Velho, o mapeamento ambiental de 40 propriedades inicialmente, sendo a adesão voluntária, e inclui o levantamento topográfico e a elaboração de mapas de zoneamento, considerando as construções existentes e as atividades desenvolvidas em cada espaço.
Até o momento, 37 propriedades aderiram ao PSA. A previsão é de que os mapeamentos e diagnósticos ambientais sejam finalizados e entregues até o final de abril.
A Superintendência de Recursos Hídricos reforça a importância do engajamento dos produtores para o sucesso do projeto e se mantém à disposição para esclarecimentos pelos telefones (54) 99629-3606 e (54) 3220-8600, ramal 312.
Leia mais:
Samu de Caxias participa de curso de resgate em áreas de difícil acesso
Empresa de comunicação e eventos de Caxias do Sul estreia no mercado
Sindiserv de Caxias realiza ato para reivindicar pauta da campanha salarial
Festival do Grostoli de Garibaldi divulga programação cultural
Bancada do PDT de Caxias sugere a criação do Conselho Municipal LGBT+
Tags:
Geral projeto piloto Samae avança implantação serviços ambientais propriedades rurais Caxias do Sul