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Negócio

Autotravi, de Caxias, projeta receita líquida de R$ 110 milhões até 2027

Às vésperas de completar 80 anos, CEO Eduardo Aver Vanin estima aumento de receita de exportações para 20% no mesmo ano

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
04.04.2024 - 21h30min

Off Photo/Divulgação
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A Autotravi traçou um caminho detalhado para atingir a meta de R$ 110 milhões de receita líquida em 2027. Para isso, já começou os movimentos para comemorar esses números, quem sabe, até antes do previsto.

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Às vésperas de completar 80 anos no mercado de borracha, em fevereiro de 2025, a empresa caxiense vem apostando em mudanças na equipe - incluindo o CEO -, na cultura organizacional e no posicionamento de marca.

Esse tripé de novas ações vem sendo conduzido por Eduardo Aver Vanin, que voltou ao Brasil em dezembro de 2022 para assumir como diretor-executivo CEO trazendo na bagagem uma consolidada carreira internacional no Grupo Randon. Ele morava e atuava profissionalmente na Alemanha quando chegou o convite da Autotravi.

"Eu me preparei durante toda a minha carreira para ser CEO, esse era o meu objetivo. Quando o oportunidade chegou, aceitei e voltei para casa”, conta o executivo de 37 anos.

Em 2023, seu primeiro ano de trabalho na Autotravi, Vanin focou no conhecimento do negócio e na construção de uma maior profissionalização da estrutura da empresa, principalmente em estratégia.

"Comecei pela base da estruturação, incluindo a parte de pessoas, mas especialmente no planejamento estratégico, para a empresa ter um objetivo claro. Fizemos uma análise interna e externa profunda e construímos um planejamento que dá clareza para a gestão que vai tocar os projetos sobre qual é o norte da empresa em negócios, em excelência operacional e estabilidade e em cultura organizacional", detalha.

Manifesto

A cultura, inclusive, está entre as principais mudanças necessárias para que o planejamento estratégico seja alcançado. O lançamento do novo manifesto, que está previsto para as próximas semanas em um evento para os mais de 200 colaboradores, é um dos exemplos do que já está em andamento.

Contratações

Entre as contratações recentes, estão a do novo gerente comercial, Paulo Ricardo Steiner, que chega com a bagagem de ter atuado em mercados em que a Autotravi está posicionada; e da nova gerente de Operações, Patrícia Risson de Mattos, que acumula 25 anos de experiência em desenvolvimento de estratégia para a gestão na indústria.

Transparência e maior clareza do que cada um deve fazer para que a Autotravi atinja os objetivos propostos fazem parte dessa nova gestão que vem sendo implantada por Vanin. As pessoas fazem parte dos planos de aumentar a receita decorrente de exportações para 20% até 2027. Em 2023, as vendas para mais de 20 países representaram 15%.

Entre as ações previstas para que essa meta seja batida estão a experiência e o networking que chegaram com Vanin e uma maior participação em feiras internacionais.

Para 2024, já está confirmada a presença da Autotravi na Automechanika, em Buenos Aires em abril, em Frankfurt em setembro, e em Las Vegas em novembro, além da Lat.Bus, em agosto, na capital paulista.

O posicionamento no mercado, porém, não estará restrito ao Brasil. Este ano que antecede o aniversário de 80 anos tem entre suas prioridades um investimento em rebranding.

Somando todas as frentes de atuação, Vanin espera quase repetir o excelente resultado atingido entre 2019 e 2023, quando a empresa dobrou de tamanho.

"Nossa meta até 2027 é quase dobrar novamente, subindo de uma receita líquida de R$ 64 milhões em 2023 para R$ 110 milhões", reforça.

Ao final de 2023, Vanin calculou quanta borracha havia sido produzida na fábrica, concluiu que os 8.620 quilômetros lineares eram suficientes para ir de Caxias do Sul à França e traçou uma meta:

"Queremos dar a volta ao mundo".

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