Obra terá investimento aproximado de R$ 31 milhões. Em paralelo, será instalada uma ponte provisória
redacao@serraempauta.com
04.06.2024 - 14h49min
Autorizadas, nesta terça-feira (4), as obras emergenciais de construção da nova ponte sobre o Rio Caí, no km 174 da BR-116, na divisa de Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A nova travessia vai substituir a ponte de colapsou em decorrência das chuvas e enchentes que atingiram o Estado em maio. O investimento do Governo Federal será de aproximadamente R$ 31 milhões.
Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.
A obra tem prazo de execução de 480 dias e os serviços iniciam pela elaboração dos projetos de engenharia e demolição da estrutura antiga, já que a nova ponte será erguida no mesmo local.
A nova travessia terá características diferentes da estrutura que colapsou, sendo mais comprida e com acostamentos. De acordo com o anteprojeto, a ponte deve ter 180 metros de extensão, largura de 13 metros. A ponte será cerca de um metro mais alta, já prevendo a última cheia. Importante destacar que estes são dados do anteprojeto, podendo sofrer alterações no projeto final a ser desenvolvido pela empresa contratada.
Assinaram o documento o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e o superintendente da autarquia no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.
O prefeito de Caxias, Adiló Didomenico (PSDB) participou da assinatura da ordem de serviço para a construção de nova ponte sobre o Rio Caí e aproveitou a visita do ministro Renan Filho para pedir ajuda para a reconstrução da estrada de Sebastopol (cabeceira da ponte antiga, onde será instalada a estrutura provisória), que liga Vila Cristina a Santa Lúcia do Piaí. A via também foi danificada no período de chuvas devido a deslizamentos de terra e tem trechos ainda bloqueados para o trânsito.
Ponte provisória
Em paralelo, as equipes do Dnit estão finalizando o enrocamento nas margens do Rio Caí, para a instalação uma ponte metálica até que a nova ponte seja concluída. A previsão é de que a instalação seja iniciada nos próximos dias pelo Exército Brasileiro.
Os trabalhos dependem de condições climáticas favoráveis para serem executados dentro do cronograma estimado. Com este serviço emergencial, a autarquia restabelecerá a trafegabilidade do último ponto da rodovia que está totalmente bloqueado há mais de um mês.
O enrocamento é um dispositivo amortecedor formado por pedras com a finalidade de proteger taludes e canais contra os efeitos erosivos causados pelo fluxo da água. Após a conclusão desta fase de recuperação da BR-116, será instalada a ponte provisória do tipo Logistical Support Bridge (LSB). Estas estruturas podem transpor vãos de no máximo 60 metros. Essa etapa deve iniciar na segunda quinzena de junho, com expectativa de liberar o tráfego até o final do mês.
Leia mais:
Sebrae confirma realização da 33ª Mercopar em Caxias do Sul
Unimed inaugura centro de atendimento a pacientes autistas em Caxias
MDB decide nome para eleição à Prefeitura de Caxias do Sul
Nei Van Soria realiza show solidário em Bento Gonçalves
Prefeitura de Caxias anuncia a implementação do Centro de Capacitação e Comércio
Tags:
Ordem de início autorizada construção ponte nova BR-116 Caxias do Sul Nova Petrópolis ponte metálica provisória